Ação Social

OS MESMOS PROBLEMAS DE MARTE

Publicado em

Tem empresas investindo milhões para tornar Marte habitável. Tem gente aqui no Brasil que vive em situação semelhante ao planeta e não conta com o auxílio financeiro necessário para ter melhorada sua condição de vida.

Esse paralelo é o tema da campanha criada pela VML para o Ministério Público de São Paulo. Por exemplo, 6 milhões de pessoas habitam áreas de risco no país, sendo 1,3 milhão em solo paulista.

No Brasil, quase 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, de acordo com o ranking do Saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil.

As moradias que não proveem uma habitação digna chegam a 6,4 milhões, segundo o governo federal.

Por outro lado, todos os anos pessoas investem bilhões para tornar marte, um lugar inóspito, habitável. Para alertar sobre essa realidade e incentivar as pessoas a cobrarem providências dos órgãos responsáveis, o Ministério Público de São Paulo lança a campanha “Marte é Aqui”.

“O Ministério Público tem entre as suas missões garantir a defesa dos interesses da sociedade em questões relacionadas à moradia. Essa campanha tem o importante papel de lembrar à população que a mobilização social em torno do tema também é uma importante ferramenta para seguirmos atuando no combate à crise habitacional”, afirma Mario Sarrubbo, procurador-geral de Justiça e indicado para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A estratégia de comunicação contempla conteúdos para ambiente digital. Todos os parceiros de mídia, assim como a agência, se engajaram de forma voluntária em prol da causa. Além disso, foi criado um hotsite que irá compartilhar informações e mostrar o mapa do déficit habitacional no Estado de São Paulo.

“É recorrente lermos notícias de pessoas e instituições que gastam milhões para tornar Marte habitável, enquanto milhões brasileiros vivem em condições sub-humanas aqui mesmo, do nosso lado. Essa campanha tem o objetivo de despertar essa consciência social e mobilizar a população para que medidas mais eficazes de combate à pobreza sejam tomadas”, diz Sleyman Khodor, CCO da VML.

Criação de Eduardo Lautert, Douglas Barreto, Debora Winte e Sarah Nahass, com direção criativa de Victor Castelo e Gabriel Carletti, direção executiva de Roberto Rogoski e direção geral de Criação de Sleyman Khodor.

Produção da Dogs Can Fly, com direção de Pedro Furtado,

Direção: Pedro Furtado, fotografia de Bernardo Nielsen e produção executiva de Ricardo Whately. Som da Jamute, com produção de James Feeler e Marcos Vaz e locução de Fabio Cassiano Capresi.

Aprovação de Mario Luiz Sarrubbo, Fernando Pereira, Susana Henriques da Costa, Marcus Vinícius Monteiro dos Santos e Claudio Joaquim Augusto.