Mercado
CRIATIVOS LANÇAM BANCO DE DADOS DE PCDs
Publicado emEm mais uma iniciativa contra o preconceito e discriminação, visando a inclusão profissional, os criativos Hugo Nery, redator da Lew’Lara, e Will Rodrigues, diretor de arte da MGNT (agência Magenta), lançaram o portal Talenton.
O novo banco de dados de profissionais com deficiência (PCDs) está disponível no início apenas para criativos.
Segundo o Observatório da Diversidade, apenas 1,6% dos trabalhadores do mercado publicitário são PCDs. E os talentos PCD estão ON.
Objetivo é que em breve o Talenton seja ampliado para outras áreas, além de entrar nas universidades, faculdades e cursos para ajudar a formar novos criativos.
O portal já conta com vários profissionais disponíveis no mercado das áreas de redação, direção de arte, design, ilustração e motion desing.
“Talenton é um banco de talentos para criativos PCDs. Eu sou PCD e sempre me incomodei em não ver outros PCDs nas agências por onde passei. O objetivo é ser um banco de dados onde os profissionais de criação se cadastrem e quem esteja procurando contratar alguém PCD possa ir lá e encontrar”, explica Hugo Nery.
“Pretendemos ampliar o banco para outras áreas, como mídia, planejamento e atendimento.Também estamos trabalhando para deixar o site 100% adaptado para pessoas com deficiência visual”, completa.
Junto com Will Rodrigues, ele lançou um manifesto no lançamento do portal:
“Talenton é mais que uma iniciativa. É um sonho e uma luta para termos mais pessoas com deficiência nas agências de propaganda e em todos os outros ramos desse Mercado Criativo.
Porque é nesse mercado que muitos conceitos são criados e pré-conceitos destruídos. Além disso, num mercado que quanto mais repertório de vida, mais ideia boa, ninguém vai ter um repertório igual dessas pessoas.
Você pode avaliar e dar uma nota aos portfólios. Só não pode ser dó.
Aqui tem muito talento, mas poucas pessoas. Por isso, se conhecer algum PCD que tá nessa aérea, compartilhe”.