Cannes 2024

CANNES PREMIA NOBEL DA PAZ COM O LIONS HEART

Publicado em
Maria Ressa

A jornalista filipina-americana Maria Ressa, fundadora e CEO do site Rappler e ganhadora do Nobel da Paz em 2021, será homenageada no Festival de Cannes 2024 com o Lions Heart.

O prêmio é concedido a pessoas que pela sua posição fazem a diferença positiva no mundo. O Rappler, que surgiu no início de 2012, é o principal site de notícias que lidera a luta pela liberdade de imprensa nas Filipinas.

Antes, Maria atuou quase duas décadas como repórter investigativa no Sudeste Asiático para a CNN. Em 2018 foi incluída na lista Personalidade do Ano da “Time” como membro de um grupo de jornalistas de que combatem notícias falsas.

Presa por “difamação cibernética” em meio a acusações de vários casos de notícias falsas e sonegação de impostos corporativos em 13 de fevereiro de 2019, em 15 de junho de 2020 foi declarada culpada por um tribunal de Manila.

Crítica do presidente filipino Rodrigo Duterte, sua prisão foi vista pela comunidade jornalística internacional como um ato motivado politicamente. Em 2021, ela recebeu o Nobel da Paz junto com o jornalista russo Dmitry Muratov.

“Estamos muito satisfeitos em homenagear Maria Ressa com um prêmio tão importante. Este reconhecimento sustenta a dedicação incansável para salvaguardar a liberdade de expressão, através de sua liderança notável no Rappler para combater a disseminação de desinformação”, diz Simon Cook, CEO do Lions.

“O Lion Heart é concedido àqueles que estão fazendo uma diferença genuína para o mundo, e Maria tem sido fundamental na redefinição do jornalismo investigativo. Sua criatividade e trabalho são uma inspiração para todos nós, e estamos ansiosos para homenageá-la no Festival em junho”, completa.

Ressa subirá ao Palco Debussy durante o dia de sexta-feira, 21 de junho, para fazer seu discurso principal e entrevista exclusiva, antes de receber o prêmio Cannes Lion Heart durante a última cerimônia de premiação do Festival.