FIAP 2024

CAMPANHA CRIADA COM IA DIVULGA FESTIVAL

Publicado em

Criada pela agência Humo Rojo (Fumaça Vermelha) de Buenos Aires, a campanha de comunicação da edição 2024 do Festival Ibero Americano de Criatividade tem a Inteligência Artificial como protagonista.

Com o conceito “Criatividade Inteligente”, o FIAP propõe uma reflexão disruptiva de se adotar a IA na publicidade para aumentar a capacidade criativa.

A Humo Rojo assina pelo segundo ano consecutivo a criação da campanha do FIAP que chega à sua 55ª edição e é realizado em parceria com a empresa de conteúdo PRODU, de Miami, sob a coordenação de Mara Fernandez, e liderança de Daniel Marcet, CEO do festival.

“Desde Sam Altam (CEO da OpenAi) até o redator júnior de uma agência estão falando em blend: inteligência artificial + criatividade”, diz Jorge “Tata” Varela, CEO e fundador da Humo Rojo.

Segundo o criativo, a indústria parece estagnar em cenários onde a IA afetará principalmente quem nela trabalha.

“Negamos, condicionamos, queremos regular, acreditamos que o talento sempre liderará. Esta é uma forma de fazer futurologia de algo que inevitavelmente irá acontecer. O que não temos certeza é como isso vai acontecer”, explica.

A campanha nasceu como um chamado para seguirmos em frente, para aproveitarmos os avanços que a tecnologia oferece e para construirmos com eles mensagens mais fortes, mais eficazes e, consequentemente, mais criativas.

“Não quero falar sobre o humano versus a máquina. Mas ouso dizer que talvez desta vez percamos. Em termos de comunicação, sempre fui a favor da adoção da tecnologia e hoje mais do que nunca apoio”, enfatiza Varela.

O conceito estará presente em todas as comunicações da FIAP. Também incluirão avatares criados com IA para os júris e participantes.

“Vamos experimentar, testar, nos surpreender e enquanto fazemos isso vamos alimentar algoritmos. Bem vinda IA. Bem-vinda tecnologia. Que os melhores, os mais talentosos, sejam salvos. Bem-vindo ao FIAP”, finaliza Varela.