Cannes 2024

LEÃO DE SÃO MARCOS PARA JACQUES SEGUÉLA

Publicado em
Seguéla: trabalhei a vida toda para eternizar marcas

A edição 2024 do festival des vai homenagear o vetereno publicitário francês Jacques Seguéla com o Lion of St Mark.

Ele é autor da famosa frase do mundo da propaganda e título de um de seus mais de 20 livros, lançado em 1979: “Ne dites pas à ma mère que je suis dans la publicité. Elle me croit pianiste dans un bordel (Não conte para minha mãe que sou publicitário. Ela pensa que sou pianista em um bordel).

Seguéla, que completou 90 anos em fevereiro, é co-fundador da agência RSCG em 1970, absorvida pelo Grupo Havas em 1996. Entre grandes trabalhos, destacou-se pelas campanhas para Citroën e pelo marketing político que elegeu duas vezes François Mitterrand presidente da França em 1981 e 1988.

Com uma carreira de mais de 60 anos , Séguéla também realizou trabalhos para marcas como Air France, Apple, Carrefour, Louis Vuitton e Microsoft.

Aos 25 anos, Séguéla iniciou a carreira como Doutor em Farmácia. Percebendo que se tratava de um caminho falso, mudou de rumo, fez a primeira volta ao mundo em um carro francês e escreveu seu primeiro livro, “A Terra Redonda”, que vendeu 150 mil exemplares.

Mais tarde, após uma breve carreira como jornalista, uniu forças com Bernard Roux e nasceu a agência Roux Séguéla. O primeiro trabalho da agência foi o presidente francês Pompidou pilotando um motor Mercury na baía de St Tropez com a manchete “Pegue o Expresso e decole”.

Logo, Alain Cayzac e depois Jean-Michel Goudard juntaram-se à agência e a RSCG nasceu, tornando-se eventualmente a Euro RSCG.

Sobre Jacques Séguéla, S, disse: “Jacques Séguéla completou 90 anos este ano e ainda vem ao escritório todos os dias para trabalhar em campanhas para seus clientes. A palavra é usada em demasia, mas Jacques é um ícone. Ele é ousado, apaixonado e criativo, e tudo com um tremendo senso de cordialidade e humor”, diz Philip Thomas, presidente do Cannes Lions.

“Já esteve no Cannes Lions mais de 50 vezes, sendo a primeira visita à edição de Veneza em 1975, onde foi membro do Júri e conquistou o seu primeiro Leão pelos Aéroports de Paris. Suas histórias e experiências são cativantes. Como indústria, estamos muito satisfeitos por ele ter mudado de carreira de farmácia para publicidade, porque todos nós nos beneficiamos de sua criatividade como resultado. Enquanto isso, ele é a presença mais charmosa e encantadora”, completou.

“Depois de 60 anos de festivais, tenho visto esta indústria evoluir a cada década, mas uma coisa nunca mudou: a publicidade é, foi e sempre será uma questão de ter um ideia. Tive a grande honra de trabalhar a vida toda não para vender produtos, mas para eternizar marcas e adoro isso. Estou incrivelmente emocionado por ser reconhecido com este prêmio icônico e partilho-o com todos os meus colegas criativos que apoiam as suas ideias, escolhem o otimismo e dão às marcas a única coisa que as manterá vivas, uma alma”, afirma Seguéla.

O Leão de São Marcos, instituído em 2011, é um prêmio concedido no Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions pelos serviços à criatividade nas comunicações. O Cannes Lions acontece de 17 a 21 de junho, em Cannes, na França.

Entre os publicitários homenageados com esse troféu, nomes como John Hegarty, Dan Wieden, David Droga, Rich Silverstein & Jeff Goodby e o único brasileiro, Marcello Serpa.