Livros

OS BASTIDORES DO SHOW BUSINESS DE DODY SIRENA

Publicado em
Dody Sirena, Léa Penteado e Paulo Tadeu

Empresário de entretenimento que trouxe Michael Jackson ao Brasil em 1993 e produziu shows de Paul McCartney, Coldplay, Shakira, U2, Rod Stewart e Guns ‘N Roses no país, Dody Sirena lançou seu livro “Os bastidores do Show Business”.

O livro escrito pela jornalista Léa Penteado e editado pela Matrix de Paulo Tadeu revela as origens e aspirações do empresário gaúcho que furou o cerco dos grandes contratantes do eixo Rio e SP, trouxe para o país shows de gêneros variados como o tenor Luciano Pavarotti e o mágico David Copperfield.

Sirena também organizou grandes festivais de música como Tomorrowland e Planeta Atlântida, e foi agente de Roberto Carlos por mais de 30 anos.

Com mais de quatro décadas dedicadas à produção de shows e eventos, Dody Sirena se consagrou como um dos principais impulsionadores do mercado de entretenimento no Brasil. Agora, a trajetória desse é contada nessa biografia.

A obra revisita a jornada do empresário desde as origens humildes no interior do Rio Grande do Sul e desvenda sua vocação empreendedora, que floresceu ainda na adolescência. Aos 19 anos, Dody fundou a DC Set ao lado do amigo Cicão Chies.

O negócio, que nasceu da repercussão das festas dançantes que a dupla realizava em terras gaúchas, é hoje um Hub de inovação, que continua em expansão por meio de 23 empresas.

O emblemático relacionamento com o artista Roberto Carlos também ganha destaque ao longo das páginas. Sob sua tutela, o Rei cantou para mais de 12 milhões de pessoas em mais de 1.400 espetáculos. Dessa parceria duradoura, nasceram frutos como o projeto Emoções em Alto Mar. Ao idealizar as performances em cruzeiros, Sirena revolucionou o turismo de entretenimento marítimo e inspirou iniciativas semelhantes em diversas partes do mundo.

Ao descrever também as dificuldades em meio aos êxitos, Léa resgata “causos” que divertem e emocionam. Entre os relatos, estão a tentativa falha de trazer a banda Queen para o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em 1981, a primeira passagem de Michael Jackson em solo tupiniquim, em 1993, que quase escapou das mãos da DC Set por conta de uma iniciativa de Xuxa, e as idas e vindas da relação com o cantor argentino Julio Iglesias, de quem se tornou representante legal no Brasil.

Léa Penteado foi repórter especial, colunista, pesquisadora, editora e diretora na Bloch Editores, Editora Abril, TV Tupi, TV Globo, SBT e jornal O Globo. Foi também diretora de Comunicações da DC Set. Participou das três primeiras edições do Rock in Rio e foi diretora de Comunicação e Conteúdo da primeira edição em Portugal. É autora dos livros “Um instante, maestro”, sobre o apresentador Flávio Cavalcanti, “Um show em Jerusalém: o Rei na Terra Santa”, e “A verdade é a melhor notícia”, sobre casos de assessoria de imprensa e marketing.

A Matrix do editor Paulo Tadeu tem como foco apostar em novos talentos, formatos e leitores desde a sua fundação em 1999. é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com quase 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses.