Prêmios

FESTIVAL MEGACITIES REVELA VENCEDORES

Publicado em
“Lixo no Lixo” vencedor em Melhor Iniciativa Urbana”

Um músico incomodado com o fato de pessoas jogarem lixo na rua, compôs uma canção que interpreta aos vizinhos quando vê alguém com um saco de descarte na mão, incentivando o uso correto de recipientes apropriados.

Esse curta de 3 minutos e meio foi o vencedor da categoria “Melhor Iniciativa Urbana” do evento. “Lixo no Lixo” foi produzido por Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão.

A cerimônia de premiação da edição 2023/24 do Festival Megacities Shortdocs Brasil foi realizada pela primeira vez ao vivo no país na última segunda-feira (27) no Cine Reserva Cultural, em São Paulo.

A segunda versão brasileira do festival francês promovido pela ONG Métropole du Grand Paris é coordenada pelo jornalista Maurício Machado, criador da marca “São Paulo São”.

O evento reuniu produtores culturais, diretores, atores e estudantes para conhecer os filmes que geram empatia e encorajam as pessoas a atuarem por cidades mais sustentáveis e justas. Os documentários apontam caminhos interessantes, criativos e viáveis para melhorar a vida das pessoas nas grandes metrópoles.

As peças abordam temas como mobilidade urbana, arquitetura, nutrição, consumo, gestão do lixo, educação, convivência e diversidade, propondo soluções e iniciativas simples e transformadoras.

O júri brasileiro do festival foi formado por Adonis Alonso, jornalista do Blog do Adonis, Ana Darce, sócia fundadora da Compasso Comunicação, André Deak, designer e professor da ESPM, Chantal Brissac, sócia-fundadora do Pro Coletivo, Lucas Maia, diretor geral da O2 Filmes/Pós, Marcela Arruda, diretora presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, Mauro Calliari, colunista da Folha de S.Paulo, Mauricio Machado, sócio fundador da “São Paulo São”, Paula Lief, assessora de comunicação da Câmara de Comércio França-Brasil, Rafael de Freitas, Analista de Qualificação e Competitividade da ApexBrasil, e Rosana Dias, jornalista radicada no Canadá.

A seguir os vencedores em cinco categorias e o Grand Prix, exibido no Festival Internacional de Cinema em Cannes. A TVCultura vai exibir os curtas-metragens vencedores em junho.

Melhor Iniciativa Urbana- “Lixo no Lixo”, de Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão; Crise Climática- “Se o campo não planta, a cidade não janta”, de Gabriel Valle e Fernanda Soares; Proximidade Feliz- “O Morro do Fubá” (La Colline Du Mais), de Dandara Pires e Jonathan Rodit; Melhor Curta Estudante- “Nunca foi só futebol”, de Manuela Fiuza e Erico Simonard.

Menção Honrosa para “Circuito Rios e Ruas – Manifesto”, de Charles Groisman. Melhor Curta São Paulo São- “Lavando Almas”, de Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas.

O Grand Prix Global foi concedido a “The Atlantis Mussels” (Indonésia), de Rachmat Kurniawan Idrus e Azyd Aqsha Madami. O filme mostra a resistência de uma comunidade na costa da chamada Região Especial da
Capital Jacarta, que sofre impactos diretos da subsidência (afundamento) das terras e das mudanças climáticas globais.

Criado na França em 2015, o Megacities Shortdocs é promovido no Brasil através de parceria entre a ONG Métropole du Grand Paris, idealizadora do festival, e a marca e plataforma São Paulo São. Neste ano, participaram 350 documentários, 80 deles brasileiros. O evento de premiação da Edição 2023/24 foi patrocinado pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e do Conselho Nacional do SESI.

Assista abaixo os documentários vencedores: