Mercado

BEACH TENNIS COMEÇA A ATRAIR AS MARCAS

Publicado em

Criado na província de Ravena, na Itália, no final dos anos 80, o Beach Tennis chegou ao Brasil em 2008 e teve como uma das pioneiras da prática a tenista e treinadora Marcela Evangelista.

O esporte é hoje uma febre no mundo e aqui no Brasil, onde já é praticado por mais de 1,3 milhão de pessoas, e que manteve o nome em inglês em vez do nosso tupiniquim Tênis de Praia.

Mesmo assim, pouquíssimas marcas perceberam sua importância como tema de campanhas para divulgação de produtos. Entre elas, Claro, Philips, Bem Brasil e a empresa especializada em pisos esportivos Recoma, que patrocinaram torneios, inclusive o Mundial da categoria.

Para entender os hábitos de seus praticantes, a consultoria de Marketing H2R Insights & Trends, em parceria com a agência Graux de social media, realizou o “Panorama de Hábitos no Beach Tennis”, pesquisa quantitativa realizada com o público presente na Superliga de Beach Tennis, evento promovido em São Paulo.

O estudo contou com a participação de 110 pessoas presentes no evento, sendo elas majoritariamente do sexo feminino, entre 18 e 39 anos, de classe A e com ensino superior completo.

Os entrevistados entendem que o Beach Tennis é, essencialmente, um hobby, um estilo de vida. Ou seja, o esporte não é apenas moda. Ou seja, é uma excelente oportunidade de negócios para as marcas.

“A popularização rápida do Beach Tennis teve reflexos na paisagem e na agenda da cidade. Além da grande quantidade de arenas, inúmeros torneios foram criados. A maioria desses eventos ainda é amador, mas a adesão é grande, com 89% dos entrevistados já tendo participado de pelo menos um deles”, analisa Rubens Hannun, CEO da H2R

Os praticantes de Beach Tennis são usuários frequentes de redes sociais. Mais de 70% dos entrevistados consideram importante ou muito importante ter fotos e vídeos deles jogando o torneio, independentemente do motivo.

O Beach Tennis ainda é um mercado a ser explorado para as marcas de produtos esportivos. Além da necessidade da compra de raquetes e bolas, é um esporte em que as pessoas precisam estar devidamente trajadas.

erca de metade dos entrevistados que jogam Beach Tennis sabe o que é Fit Wear, ou seja, roupas especiais para a prática de esportes. Dessas pessoas, quase 70% dizem comprar roupas nesse estilo.

O estudo percebeu também que os praticantes do esporte são bem-informados e preocupados em ter bom desempenho em quadra. Para 92% dos entrevistados que praticam a modalidade, a raquete impacta na performance do jogador nas partidas. .

“É possível perceber o quanto o mercado de Beach Tennis conta com vastas oportunidades para diversos setores atuarem, como vestuário e acessórios e equipamentos esportivos, lojas, restaurantes, bares, eventos, aluguel de espaço, entre outros”, afirma Hannum.