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ELAS PODEM, ELAS NÃO PARAM

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Chloe Calmon, Sarah Menezes e Karen Jonz

Inspirada pela história da judoca Sarah Menezes, que ganhou uma das principais medalhas do judô brasileiro estando menstruada, a marca Intimus, da Kimberly-Clark, lança nova campanha para reforçar o conceito “Não chegamos tão longe para parar aqui”.

Com “Movimentos de Progresso de Intimus”, ação global divulgada em janeiro, que chancela o posicionamento da marca “Menstruada ou não, ela pode”, incentiva mulheres de diferentes áreas de atuação a compartilharem suas histórias sobre o tema.

Aproveitando o movimento de conversa em torno desse esporte majoritariamente masculino, Intimus, em parceria com a agência SOKO, responsável pelo projeto, questiona os estigmas colocados pela sociedade referentes à menstruação.

“Temos como propósito atuar em prol do progresso feminino. Por isso, a menstruação não deve ser um obstáculo e um estigma que atrapalhe a mulher de fazer o que ela quiser e de se destacar na sociedade. Em um momento em que várias atletas, mais uma vez, estão mostrando sua força e disciplina, queremos reforçar o protagonismo delas e dar luz às histórias para compartilhar momentos de superação e inspirar tantas outras meninas e mulheres”, diz Maria Claudia Toffoli, diretora de Marketing para a categoria Feminino e Adulto da Kimberly-Clark América Latina.

A iniciativa está sendo lançada em território nacional nesta terça-feira (18) com um vídeo que traz Sarah Menezes, de 34 anos, relembrando sua trajetória, que usou a própria menstruação como um golpe secreto dentro das competições:

“Quando eu luto menstruada, eu me sinto com mais garra, mais focada e mais confiante”, diz a atleta.

“Cada mulher lida de uma maneira diferente com o ciclo. Algumas têm dores e indisposição para praticar atividade física nesse período. Mas, se você estiver se sentindo bem, sem dor e com acesso a absorventes, treinar e competir menstruada não tem nada demais”, explica Marisa Cazassa, gerente executiva de Marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

“E, quanto mais a gente normaliza isso, mais meninas continuam nos esportes. Por isso, com esse projeto, vamos contra histórias reais de atletas que, menstruadas ou não, superaram os obstáculos para alcançarem seus objetivos dentro de quadra ou em qualquer ambiente esportivo”, completa.

Na sequência, a ginasta Rebeca Andrade, de 25 anos, entra na ação compartilhando em suas redes sociais histórias que já viveu ao longo da carreira como campeã mundial e os estigmas enfrentados ao longo de sua trajetória.

“Muitas meninas deixam de praticar esporte quando estão menstruadas, porque existem ainda muitos estigmas em torno de algo que é simplesmente natural. Meninas e mulheres menstruam e podem sim seguir treinando e praticando esporte quando estão em seus períodos. Por isso, o movimento que Intimus promove e do qual eu fiz questão de fazer parte contribui para normalizar o fato de que menstruar faz parte, e podemos sim seguir com as nossas atividades durante a menstruação”, conta Rebeca.

Além dela, outras atletas se juntam ao movimento para contar as próprias histórias, como a skatista Karen Jonz e a surfista Chloé Calmon.

“Poder falar de menstruação abertamente dentro de espaços majoritariamente masculinos e provar que ela não é um impeditivo para o nosso progresso é revolucionário. Por isso, a história da Sarah foi a nossa grande referência e inspiração na campanha”, diz Nayara Lima, líder criativa do projeto da agência SOKO.

A campanha se desdobra em ações de Mídia e PR, lideradas pelas agências FCB e PROS respectivamente. A estratégia de divulgação conta com ativações na Meta e no TikTok para as redes sociais de Intimus, vídeo online, TV conectada e plataformas de streaming.

Criação de Adriana Aggio, Izadora Petrovcic, Paulo Duarte, Susana Maria da Silva, Ana Dellabarba, Sofia Menegatti e Vitória Ferrari, com direção criativa de Melissa Pottker e Nayara Lima, Head of Design Marina Cota e Diego Limberti, direção executiva de Ana Cavalcanti e Vinicius Chagas e direção geral de Criação de Rafael Ziggy.

Produção da Lady Bird, com direção de Lili Fialho, fotografia de Maria Navarro e produção executiva de Juliana Martellotta. Fotos Still: Camila Svenson. Áudio da Hefty, com produção de Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Bruno Camara, Celso Moretti, Tuco Barini e Renan Marques.

Aprovação de Allan Sneider, Maria Toffoli, Ligia Monici, Claudia Torres, Ronaldo Art, Marisa Cazassa, Anne Reder e Cezar Gomez.