Polêmica

AMBUSH MARKETING É CRIME OU ESTRATÉGIA ?

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Desde o ano passado, a prática de Marketing de Emboscada é considerada um crime federal no Brasil, com previsão de penas que vão de multa à detenção, conforme lei 14.597, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na última semana, Cristiano Ronaldo, da seleção portuguesa, foi acusado de praticar o ambush marketing em partida contra a Eslovênia pela Eurocopa.

O craque da seleção de Portugal usou uma pulseira da marca Whoop no jogo. O aparelho monitorou seu desempenho em campo. Após a partida, a marca publicou no X, antigo Twitter, um gráfico com a frequência cardíaca do jogador de 39 anos durante a disputa de pênaltis.

“Quando você é o Cristiano, não há medo no futebol” e “Veja como CR7 entrou em estado de fluxo e diminuiu a frequência cardíaca momentos antes de mudar o ímpeto da partida contra a Eslovênia”, escreveu a marca, que não é patrocinadora oficial da Eurocopa.

A ação pode gerar punição. Caso sejam investigados pela Uefa, Cristiano Ronaldo e Whoop podem ser punidos.

Considera-se ambush marketing, ou marketing de emboscada, uma estratégia oportunista e não autorizada de determinada publicidade, especialmente em eventos e espaços que possuem contratos de patrocínios oficiais e exclusivos.

Ronaldo Número 1

Whoop é uma empresa americana de tecnologia com sede em Boston, Massachusetts . Seu principal produto é um rastreador de condicionamento físico que mede o esforço, a recuperação e o sono . O dispositivo é mais conhecido por seu uso por atletas.

A Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha, foi palco de diversas práticas de marketing de emboscada. A cervejaria holandesa Bavária distribuiu aos torcedores, antes da partida entre Holanda e Costa do Marfim, diversos macacões de cor laranja, a cor que representa a Holanda, embora a patrocinadora oficial do evento era sua concorrente Budweiser, reconhecida pela cor vermelha.

A Federação Internacional de Futebol FIFA, proibiu a entrada dos torcedores trajando esses macacões, os quais assistiram ao jogo trajando somente roupas íntimas, reação essa que acabou por gerar mídia espontânea e suficiente para tornar a ação um sucesso.

Em 1994, o case brasileiro de marketing de emboscada mais famoso, foi produzido pela Brahma, em campanha criada pela Fischer & Justus.

Em uma arena lotada, com a maioria da torcida usando a mesma camiseta verde e amarela, com o número 1 estampado no meio, deixou a concorrente Kaiser, que havia pago milhões pela cota de patrocínio da transmissão da Globo, relegada a aparecer apenas nos intervalos comerciais.

Jogadores da seleção, como Romário, Bebeto e Raí, por exemplo, levantavam o dedo indicador a cada gol da equipe, tática empregada também na Copa de 98, com a contratação de Ronaldo Fenômeno pela cervejaria.

No Brasil, a pulseira Whoop pode ser adquirida em sites de e-commerce como o Mercado Livre, por preços que variam entre R$ 2.300 e R$ 5.500, conforme o modelo.