Mercado

BRASIL LIDERA RANKING DE ATAQUES CIBERNÉTICOS

Publicado em
Fernando Arrieta, diretor Regional da G-Certi na Argentina

O Brasil lidera o ranking de ataques cibernéticos na América Latina, com 23 bilhões de detecções, seguido pelo México com 14 bilhões, segundo relatório da Fortinet, empresa multinacional da Califórnia, com sede em Sunnyvale.

América Latina e Caribe sofreram juntas mais de 63 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos entre janeiro e junho de 2023.

As ameaças cibernéticas na América Latina incluem desde ataques de ransomware, que cresceram 175% no último ano, até a proliferação de malware destrutivo, como wipers.

Apesar do aumento da sensibilização para a cibersegurança, os investimentos ainda são insuficientes.

Em 2021, as empresas argentinas destinaram mais de US$ 60 milhões à segurança cibernética, com um aumento anual de 10%. No entanto, apenas 1% das organizações têm um diretor de Segurança da Informação, o que demonstra maturidade insuficiente em segurança cibernética na região

Para enfrentar essas ameaças, programas como o Safe America, desenvolvido pela G-CERTI, são projetados para fornecer soluções robustas e melhorar o gerenciamento de segurança nas organizações.

Esse programa procura não só mitigar os riscos atuais, mas também promover uma cultura de prevenção e melhoria contínua da cibersegurança.