Memória

O ADEUS A JACQUES LEWKOWICZ

Publicado em
Jacques Lewkowicz (1944-2004)

Com o título “Casamento Comercial”, a dupla Jacques Lewkowicz e Luiz Lara foram descritos em cinco páginas do livro “Meus Amigos Publicitários”, que lancei em 2002.

Na época comandavam a Lew’Lara, então uma das agências brasileiras de grande sucesso, criada 10 anos antes.

Apesar de afastado do mercado desde 2013, Jacques nunca deixou de ser o eterno sócio de Lara. O criativo faleceu nesta sexta-feira (19) aos 80 anos. A despedida será no domingo (21) às 11 horas no cemitério israelita do Butantã, em São Paulo.

Paulistano do Bom Retiro, tradicional bairro de imigrantes judeus, Jacques era filho de pai polonês e mãe russa.

Destaque da Criação na publicidade nacional nos anos 80 e 90, Jacques eternizou conceitos duradouros como “Eu Sou Você Amanhã”, para vodka Orloff, “O Fino Que Satisfaz” do cigarro Chanceler” e ainda foi autor da “Lei de Gerson”, com a campanha “Gosto de Levar Vantagem em Tudo”, para o cigarro Vila Rica.

Iniciou sua carreira como diretor de arte na Delta Propaganda em 1969. Passou pelas agências Lince, Salles e McCann antes de chegar à Ogilvy, onde ganhou prêmios importantes e consolidou sua trajetória.

Ajudou a formar profissionais como Celso Loducca, Alexandre Gama, Átila Francucci e Aaron Sutton.

Ainda na noite de sexta (19), Luiz Lara enviou mensagem informando sobre o falecimento de seu eterno sócio.

“Um dos maiores criativos do nosso mercado, Jaques sempre foi reconhecido pela sua incrível capacidade de revelar talentos”, disse Lara.

Lembrou de outras agências pelas quais seu ex-sócio passou, como a Caio e a SLBB, antes de fundarem a Lew’Lara em 1992, associada à TBWA em 2007.

Jaques deixa a mulher Cristina, osfilhos Rodrigo e Juliana, o genro José, a nora Juliana e os três netos, Samy, Antonia e Duda.