Profissionais

EXPERIÊNCIA TAMBÉM A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

Publicado em
Renato Loes: missão na ESPM

Enquanto avaliava a possibilidade de novos caminhos na publicidade, logo após desativar a sua Mar Comunicação, uma das muitas pequenas e médias agências impactadas pela pandemia, Renato Loes foi convocado por Dalton Pastore para uma missão institucional.

No final de 2023, quando a diretora executiva da ESPM decidiu investir na captação de recursos para seus programas sócio-educativos, Loes foi chamado para comandar o Fundo de Bolsas.

Em seu trabalho, Loes busca parceiros para investimento e consequente ampliação do programa de bolsas de estudo e outros projetos de educação da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Com vasta experiência no mercado, o executivo porém continua avaliando sobre sua volta ao mundo das agências, onde consolidou sua vitoriosa carreira.

Em sua trajetória, viveu fase de sucesso na Young & Rubicam como VP de Atendimento desde 1992 ao lado de Christina Carvalho Pinto, Antonio Fadiga e Fábio Fernandes.

E 99 foi convidado para a Leo Burnett, iniciando como gerente geral e chegando a presidente da agência em cogestão com José Henrique Borghi.

Na época a Leo Brasil era a 14 entre todas as agências do grupo e passou para o 4º lugar. Diante desse resultado, Renato Loes assumiu também a América Latina e passou a integrar o board global da rede.

No final de 2010 ele se transferiu para a Dentsu, que em dois anos pulou do 55º posto no ranking brasileiro de agências para a 39ª posição.

Em 2014 Loes fundou a Mar Comunicação com Jader Rosseto, três anos depois substituído por Ruy Lindenberg, parceiro de Loes na Leo Burnett.

Durante sua trajetória, a Mar construiu a estratégia de posicionamento e criou o filme de lançamento do Nubank, assim como a campanha estrelada pelo ator Murilo Benício. Finanzero foi outro cliente da agência que teve campanha elaborada pela dupla Loes e Lindenberg.

Com esse currículo, Loes avalia contatos de agências visando seu retorno ao mercado, porém dedicando seu trabalho atual em favor da educação e da preparação de novos profissionais do marketing e da propaganda.