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CUIDANDO DAS MARCAS NAS REDES SOCIAIS

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A mistura de ser filha de publicitária e usuária assíduas das redes sociais, levou Antônia Martinelli Luperi, estudante de 17 anos do 3º ano do Ensino Médio, a lançar um livro sobre como Marketing está utilizando essas plataformas para se conectar.

Leitora dos livros de Philip Kotler, a jovem, filha da presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli, aprofundou seus conhecimentos na área para mostrar o impacto das redes sociais nas estratégias de branding das marcas.

O livro “Branding na era das redes sociais: cuidar das marcas nunca foi tão importante”, será lançado no dia 20 de setembro, às 18h, na Livraria da Vila em São Paulo.

Neste primeiro livro, Antônia faz uma análise pessoal de uma jovem representante da Geração Z e usuária das redes sociais, das oportunidades aos perigos da superexposição.

O Brasil é o segundo país mais conectado do mundo. O brasileiro passa, em média, 9 horas e 13 minutos por dia na internet. Desse tempo, 3 horas e 37 minutos são gastas nas redes sociais, em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Kwai e X, o quádruplo do tempo usado pelos japoneses, por exemplo.

Com esse cenário, as marcas precisaram migrar para essas plataformas e o Marketing tem se desdobrado para conseguir acompanhar as melhores estratégias para navegar nesses ambientes.

“As redes sociais causaram uma revolução na indústria da publicidade. Além disso, temos um consumidor que também foi transformado e enxerga a relação com as marcas muito mais próxima”, diz a autora.

Antônia: monitorar real time

“Não somente os jovens, mas principalmente esse grupo o qual me incluo, se sentem mais próximos para conversar com as marcas nesses canais e expor o que pensam. E o jovem de hoje está mais atento e exigente. Não quer mais uma publicidade somente comercial”, continua.

“Quer ver a representatividade, a defesa de causas urgentes, conteúdo relevante e uma criatividade inovadora, que surpreenda e prenda sua atenção. Isso tem feito com que as marcas revejam seus valores, posicionamentos e a forma de fazer publicidade”, completa.

Sandra Martinelli, a mãe orgulhosa, é uma profissional premiada, com 40 anos de carreira no Marketing, sendo 30 deles em agências e bancos e há 10 anos atuando como CEO da Associação Brasileira de Anunciantes.

No livro, Antônia analisa diversos cases de marcas nacionais e internacionais que mostram as excelentes oportunidades para navegar nesse cenário promissor, como a participação nas conversas dos usuários, missões de engajamento, co-construção de conteúdo e Marketing de influência.

A obra enfatiza desde as melhores formas de criar conexões mais profundas com os consumidores por meio de diálogos abertos, transparentes e autenticidade, bem como os riscos atrelados a uma superexposição, que podem afetar suas reputações.

“Uma vez que uma marca não tem mais o controle do que se fala sobre ela dentro de uma rede social e está sujeita a uma exposição amplificada e extremamente veloz, a gestão de branding na era das redes sociais exige um monitoramento sobre o que se fala em tempo real, a cada novo clique”, explica a autora.

“Este não é mais um livro sobre marketing nas redes sociais. E muito menos um emaranhado de páginas sobre branding na era das plataformas. Este é um livro que traz a perspectiva única de uma jovem representante da Gen-Z que descortina sua percepção sobre o papel e a responsabilidade das marcas na contemporaneidade”, afirma o prefaciador da obra, José Saad Neto, jornalista, pesquisador e curador de tendências, fundador da GoAd Media.