FIAP 2024

JÚRI DE “ANÚNCIOS” VAI CONSIDERAR IDEIA E CRAFT

Publicado em
Erh Ray: FIAP revela talentos para o mercado global

Presidente do júri de “Anúncios” da edição 2024 do Festival Ibero Americano de Criatividade, representando o Brasil entre os quatro líderes de Disciplinas, Erh Ray explica que vai privIlegiar a qualidade da ideia e o craft das peças.

A grande área de “Anúncios” inclui filmes, OOH, mídia impressa e rádio. Nesta 55ª edição do FIAP, também serão avaliados trabalhos que utilizam a Inteligência Artificial.

Como explica Ray, embora a tecnologia exista para melhorar os processos em termos de tempo, não se pode ignorar que a IA requer o fator humano para um funcionamento preciso e verdadeiramente eficiente

“Ads engloba os formatos de publicidade mais clássicos, onde a ideia impera. Os melhores trabalhos devem demonstrar excelência criativa e qualidade. É fundamental ter uma ótima ideia para poder contar grandes histórias. A execução, claro, é igualmente importante”, diz Erh Ray.

O time de jurados que Erh vai comandar na definição de prêmios das peças finalistas tem também a participação brasileira de Denise Gallo, ECD da GALERIA. ag.

No júri de short list que vai eleger os trabalhos premiáveis na Disciplina “Anúncios” o Brasil é representado por Alessandra Sadock, ECD WMcCann, Nina Lucato, ECD da DM9, Deborah Vasques- Diretora de Criação da Almap BBDO, Alvaro Rodrigues, CEO da Made Brasil e Rafael Damy- Partner e Diretor de Cena da Santeria.

Para CEO e CCO da BETC Havas, o FIAP é um dos festivais mais tradicionais e importantes do mercado regional.

“A forma como o prêmio foi reinventado e reformulado é admirável”, afirma. O renomado criativo destaca ainda que a FIAP tem o respeito da comunidade criativa e de toda a indústria.

“É através de festivais como o FIAP que os talentos da nossa região são revelados e cada vez mais atraídos para o mercado global”, enfatiza.

“O julgamento humano é essencial na indústria da criatividade e nenhuma máquina pode fazê-lo”. A adaptação à inovação tecnológica surge também a necessidade de criar ideias muito competitivas. O talento é o mais importante, porque as máquinas dependem das pessoas e das suas experiências para desenvolver ideias”, afirma.

Comparativamente ao nível criativo da região, Erh Ray destaca o humor e o nível de detalhe na execução como grandes características. Ele ressalta que o mundo dá cada vez mais atenção aos nossos talentos.

“É difícil não encontrar um latino na ficha técnica de uma campanha premiada americana ou europeia”, lembra.

“Não devemos ter medo de inovar, de utilizar tecnologia, dados e tantos meios de comunicação e plataformas de formas inovadoras. Porque temos os melhores talentos”, finalizou.

O FIAP vai revelar os vencedores no dia 10 de outubro através de evento online a partir de Miami, em parceria com a PRODU, empresa líder em informação na indústria de comunicação hispânica. A entrega presencial de troféus será em 6 de novembro, na cidade do México, durante a Advertising Week Latam