FIAP 2024

TÉCNICA E PRODUÇÃO DEVEM VALORIZAR A IDEIA

Publicado em
Manuel Camacho: produção a serviço da ideia

Sócio fundador e CEO da produtora mexicana La Doble Vida, Manuel Camacho vai liderar o júri da Disciplina “Produção” na 55ª edição do Festival Ibero Americano de Criatividade.

Como ele diz, uma peça vencedora deve se destacar pela forma como a técnica e a produção valorizam a ideia criativa. “A produção está a serviço da ideia. É fundamental que a técnica agregue à ideia, fazendo com que a execução final gere maior relevância emocional”, explica.

Além disso, para Camacho é importante surpreender e emocionar o público, garantindo que a produção não seja apenas tecnicamente impecável, mas também capaz de provocar uma reação profunda nos espectadores.

Antes de chegar à fase de premiação, as peças serão avaliadas por um júri de short list que definirá os trabalhos finalistas. Nesse júri, o Brasil será representado por Juliana Martellotta, da Boiler Filmes, Ana Machado, da Mediabrands Initiative, Paula Trabulsi, da Asas, Gabrielle Auad, COO da MyMama Enterteinment, e Fred Benuce, da Lua Nova.

Após vários anos trabalhando na indústria criativa, em áreas como teatro, cinema e conteúdo visual, no México e na Espanha Camacho entrou no mercado publicitário.

Atuou como redator na agência mexicana Arredondo de Haro, atual Publicis Arredondo, onde chegou a diretor criativo. Em sua trajetória desenvolveu campanhas importantes para marcas como Mini Cooper, BMW, Garnier, HP e marcas locais muito importantes como Telcel, Banamex e Sauza.

Durante sua carreira, ganhou muitos prêmios locais e internacionais, e foi jurado de festivais como o Cannes Lions.

“O FIAP tem sido um festival de grande significado para toda a região, onde foram testemunhadas campanhas históricas. Este festival, ainda antes da era digital, ajudou a unir e valorizar o trabalho da Ibero-América, consolidando-se como uma referência que tem acompanhado muitos no seu crescimento profissional”, diz Camacho.

“A produção está a serviço da ideia. É fundamental que a técnica agregue à ideia, fazendo com que a execução final gere maior relevância emocional”, explica os critérios para premiar as peças finalistas.

Para ele, a Inteligência artificial não deve tornar-se o núcleo da criatividade. “A IA é uma aliada, mas não pode ser o centro da mensagem. Nossa função como seres humanos é ser afetivo no pensamento e priorizar a emoção na criação de ideias”, afirma.

Sobre a criatividade na região, diz que que países como México, Colômbia e Brasil têm apresentado grandes avanços na compreensão cultural e na criação de campanhas relevantes e eficazes.

“Cada vez mais, os países latino-americanos se tornam exemplos a seguir, propondo soluções inovadoras e compreendendo as reais tensões da nossa cultura”, completa.

O Festival Ibero-americano de Criatividade é realizado em parceria com a PRODU, fornecedora líder de informações para a indústria de entretenimento, publicidade e tecnologia de língua espanhola. O festival é liderado pelo CEO Daniel Marcet, com direção geral de Mara Fernandez.

O FIAP vai revelar os vencedores no dia 10 de outubro através de evento online a partir de Miami, e realizará entrega presencial de troféus em 6 de novembro, na cidade do México, durante a Advertising Week Latam. Os júris começam a avaliar os trabalhos no próximo dia 27 de agosto.