Relações Públicas

FAZ BIQUINHO E VEM FALAR FRANCÊS

Publicado em

Sexta língua mais falada no mundo, o Francês ganha campanha no Brasil promovida pela Embaixada da França, Aliança Francesa e Federação Brasileira de Professores do idioma.

A ação “Faz o biquinho e parle français” é realizada pela XCOM, agência de comunicação eleita para ampliar no país a francofonia, conjunto de pessoas que partilham o francês como língua comum. Em 2022, a estimativa do número de falantes era de 321 milhões distribuídos pelos cinco continentes.

Principal idioma mais falado na terra, o Inglês conta com 1 bilhão e 268 milhões de pessoas falantes, à frente do Mandarim, Hindi e Espanhol. Depois do Francês, aparecem o Árabe, o Bengali e o Português, com 260 milhões em nove países.

Objetivo da campanha, além de aumentar o número de falantes e estudantes de francês no Brasil, é tornar a língua mais atrativa. O público-alvo é formado por estudantes, além de colaboradores de empresas francesas e multinacionais.

A XCOM trabalhará na campanha com marketing de influência, ações pontuais e muita presença no digital, com novo hotsite e peças para as redes sociais, além de SAC 2.0 e Social Listening.

“Quando recebemos o briefing da campanha, logo pensamos em aliar o charme do biquinho da pronúncia francesa ao espírito jovem do beijinho nas redes sociais. Acreditamos que essa aproximação com a realidade do público possa gerar de fato o interesse na francofonia e em toda a cultura em que ela está envolvida., diz Talita Benegra, Head de digital e inovação da XCOM.

O número de pessoas que falam a língua francesa em todos os continentes, é de informação da Organização Internacional da Francofonia, do qual 88 países são membros. No Brasil, existem 650 mil falantes do francês, além de 150 mil estudantes. A Língua Francesa é falada em mais de 30 países, a qual é oficial nas agências da Organização das Nações Unidas e em várias outras organizações internacionais.

“Estamos muito felizes com esse novo projeto na XCOM. Pensamos no conceito da campanha e agora temos um trabalho de digital 360º para executar”, explica Viviana Toletti, CEO da XCOM.