Inspiração

HISTÓRIAS CURTAS E MUITO HUMOR

Publicado em
Carlos Righi

Apaixonado pelas colunas da Folha de S.Paulo, Carlos Righi pensou em ser jornalista.

Os comerciais da FIAT criados pela antiga MPM, porém, o convenceram a trocar longos artigos por textos de 30 segundos que contavam histórias e divulgavam marcas com muito humor.

No início dos anos 80, como redator dessa agência, teve a oportunidade de participar do Festival de Cannes e assistir comerciais que ainda não contavam com a Internet para sua difusão pelo mundo.

E encantou-se de vez pela profissão com um filme da campanha “Happiness is a cigar called Hamlet”, criada pela agência Collett Dickenson Pearce a partir de 1966, que ficou no ar no Reino Unido até 1991, quando foi proibida a propaganda de tabaco na TV.

O filme em questão, estrelado pelo comediante escocês Gregor Fischer, é um clássico da publicidade mundial, Leão de Ouro em Cannes.

Righi atuou como redator e diretor de Criação de 1983 até 2002 nas agências MPM, JW Thompson, Young & Rubicam, DPZ, Carillo Pastore Euro RSCG, QG e Giacometti.

Em 2004 participou da fundação da Fulano Filmes, mudando de lado do balcão para então realizar comerciais como os que impactaram sua trajetória. Em 2014 foi convidado para ser sócio e diretor criativo da Companhia de Cinema e dois anos depois virou sócio e produtor executivo da Damasco Filmes, onde está atualmente.

Premiado e jurado em vários festivais nacionais e internacionais, também foi presidente do Clube de Criação em duas gestões, entre 2001 e 2004.

Neste vídeo, produzido e editado pela Other Filmes, ele conta essa trajetória e fala das campanhas que inspiraram sua escolha profissional.