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PROPAGANDA CRESCE 16% NO PRIMEIRO SEMESTRE

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Os investimentos em mídia através de agências de publicidade no primeiro semestre de 2024 apontam um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2023, conforme o painel Cenp-Meios.

O levantamento indica que o meio Internet praticamente empata com a líder TV aberta, com índices de 38,2% X 39,5%, respectivamente. O segmento de OOH mantém a 3ª colocação, com uma participação de 11,2%.

A pesquisa incluiu 325 agências, que reportaram ao Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, sua movimentação no semestre. No total, esse grupo atingiu a marca de R$ 10,6 bilhões, contra os R$9,14 bilhões de janeiro a junho do ano passado.

Vale lembrar que, ao longo do ano de 2023, a taxa de crescimento dos investimentos aferida pelo Cenp-Meios indicou um primeiro semestre com alta de 7% e encerramento na casa dos 10%.

O registro de 16% neste período de 2024 se mantém acima da média do ano anterior, reiterando a aposta das marcas e dos anunciantes.

E para confirmar a força do mercado publicitário, o IBGE acaba de divulgar o PIB do segundo trimestre que contabilizou um crescimento de 1,4%, dado este que levou analistas de mercado a ampliarem as projeções para o ano, que devem ficar na casa dos 2,5% e 2,7%.

“A pujança e consistência dos investimentos em mídia via agências de publicidade, neste ano, confirmam a solidez dessa indústria. Como, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”, diz Luiz Lara, Chairman do Grupo TBWA no Brasil e Presidente do Cenp.

As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo Comitê Técnico de Métricas e Indicadores, que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais.

As informações fornecidas pelas agências estão inseridas nos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.