Ação Social

40 SEGUNDOS PRA SALVAR UMA VIDA

Publicado em

Segundo a Organização Mundial da Saúde a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo.

“E se você tivesse apenas 40 segundos para impedir que a pessoa que você ama perca a vida por suicídio, o que você diria?”

A pergunta é a base da campanha do Centro de Valorização da Vida, através de mini documentário criado voluntariamente por profissionais publicitários.

Neste Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (ou World Suicide Prevention Day), celebrado desde 2003 em 10 de setembro, no Brasil é inserido no que se conhece como Setembro Amarelo, campanha iniciada em 2015.

O vídeo da ONG está sensibilizando milhares de pessoas e tem tido a reverberação de famosos como Ivete Sangalo, Fábio Porchat, Kéfera, PodPah e Defante nas redes sociais.

Com pessoas e perguntas reais, o vídeo “Quanto tempo resta?” explora a forma como cuidamos um dos outros em tempos repletos de conexão, mas com falta de atenção. A pergunta que coroa o experimento é fictícia, mas traz reflexão, e as reações no experimento são emocionantes.

A ação é fruto de um coletivo de publicitários e, para Edu Cabral, um dos idealizadores da iniciativa e que já teve passagem pela WMcCann, abordar o assunto é ajudar a gerar visibilidade para algo que ainda é tabu:

“É o meu sexto ano criando e produzindo para a ONG alguma ação que impacte e chame atenção para a pauta, precisamos quebrar o paradigma sobre saúde mental e prevenção do suicídio, é necessário fazer as pessoas olharem para isso”, explica Edu.

Apesar do engajamento, um dos idealizadores da ação complementa que a principal métrica não são os views. “Se com este conteúdo que gerou reflexões tão importantes a gente ajudar a salvar uma vida, o sucesso já é absoluto”, diz Thiago Ito.

Para Bruno Simões, que há anos compõe o coletivo de voluntários, o dado é o mais importante: “A escolha dos 40 não é aleatória, se deve a estatística da OMS de que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo, vestir isso de forma criativa e impactante foi a nossa ideia”.

No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Anualmente o CVV recebe mais de 4 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional.

Idealização de Edu Cabral, Thiago Ito e Bruno Simões. Produção de Carolina Ana, Tomás Castello & PhonoFilmes, Fellini Conti e Leonardo Aiello. Apoio de Matheus Canto, CW Eventos, Talita Mendonça, Raquel Barbosa e Caroline Cabral.