Mercado

AUDIBLE E AMAZON LANÇAM ORIGINAIS BRASILEIROS

Publicado em
Clique na imagem para ampliar

Em parceria com a Amazon Serviços de Varejo do Brasil, a Audible, criadora e distribuidora líder de entretenimento em áudio de alta qualidade, lança os primeiros Audible Original produzidos nacionalmente, marcando o primeiro ano do serviço disponível no país.

Os conteúdos abrangem diferentes gêneros, como entretenimento, história, educação, investigação jornalística, mas sempre com um toque exclusivamente brasileiro, com narrativas envolventes e ricos efeitos sonoros.

Respeitados criadores e produtores brasileiros, como Bianca Comparato, João Jardim, Manuela Cantuária, Thiago André, Paula Scarpin, Renata Tupinambá e muitos outros contribuíram escrevendo histórias.

Um elenco de peso no Brasil empresta sua voz para a interpretação e narração, incluindo Alice Braga, Cláudia Abreu, Eduardo Moscovis, Daiara Tukano, Debora Lamm, Jorge Lucas, Lázaro Ramos, Paola Carosella, Patrícia Hargreaves e Rafa Brites.

Os novos Audible Original estão disponíveis no catálogo para assinantes da Audible e na versão e-book na loja Kindle, pois foram criados e roteirizados para serem lidos e ouvidos.

Dentre os conteúdos em áudio com o selo “Audible Original” estão “Por que Mudei?”, de Lázaro Ramos, e “Clube das Impostoras”, de Rafa Brites, ambos trazendo depoimentos inspiradores e voltados para o desenvolvimento pessoal.

O catálogo também conta com séries em áudio investigativas e com contexto histórico, como “Yawara – uma história oculta do Brasil”, com Alice Braga e Daiara Tukano, “Do Céu ao Inferno – O Caso Herberts Cukurs” com Patrícia Hargreaves, e “Apartheid Tropical”, com Thiago André do História Preta.

Também tem ficção com “Ninguém com Esse Nome”, estrelado por Cláudia Abreu, Eduardo Moscovis, Débora Lamm e Solange Couto. “Nem Só de Pão”, com Paola Carosella, tem caráter autobiográfico e “Método Exposto”, com Jorge Lucas, traz um humor ácido. Também foram produzidas mais de 110 horas de conteúdo educacional com professores da Casa do Saber.

“Com grande entusiasmo, anunciamos a chegada dos primeiros Audible Original ao Brasil. Essas são histórias nativas, nunca antes contadas neste formato e que destacam a riqueza da diversidade cultural do país, além de trazerem à tona temas relevantes para a sociedade, como política, nazismo, gênero, resgate histórico, preservação dos povos originários e muito mais”, disse Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil.

“Essa expansão de portfólio representa a evolução natural do nosso serviço, alinhada com o objetivo de oferecer cada vez mais conteúdo em áudio de alta qualidade para uma audiência crescente. Ao longo deste primeiro ano de atuação no país, também ampliamos nosso catálogo de audiolivros para mais de 700 mil títulos, sendo 6 mil deles em português”, completa Adriana.

“Desde que lançamos o serviço Audible no Brasil há um ano, trabalhamos com incríveis narradores brasileiros para fornecer os melhores audiolivros da categoria com produção dinâmica e recorrente. Agora, ao somar os Audible Original no catálogo, que simboliza o esforço da Audible em continuar contribuindo para o desenvolvimento da comunidade criativa brasileira, expandimos nossa colaboração para incluir mais criadores e artistas inovadores, diversos e que estão contando histórias brasileiras vibrantes e com representatividade”, diz Leonardo Neumann, diretor de Conteúdo Original da Audible no Brasil”.

A partir deste mês de outubro, a Audible anunciará mensalmente novas produções, que incluem o documentário em áudio de “O Maníaco do Parque”, com Silvero Pereira, “Angola Janga”, com um grande elenco, incluindo Luís Miranda, “Chumbo & Soul” com a Rádio Novelo e muito mais.

Todos os Audible Original estão disponíveis para os assinantes da Audible, além do catálogo de audiolivros no site ou no app. Os conteúdos podem ser reproduzidos em todos os dispositivos inteligentes, incluindo smartphones e tablets iOS e Android, Amazon Echo e PCs. Também é possível pedir para Alexa, assistente virtual da Amazon, ler os títulos de sua biblioteca virtual.

Para fomentar ainda mais a economia criativa local, a Audible anuncia o Pitching Project, uma iniciativa que oferece a oportunidade para escritores, roteiristas e outros profissionais criativos de trabalhar com a Audible para criar e produzir um Audible Original.