Festivais

OS GRANDES PREMIADOS NO FESTIVAL DO CLUBE

Publicado em

A Almap BBDO conquistu a Estrela Preta, prêmio máximo do 49º Anuário do Clube de Criação, na categoria TV, Cinema e Outras Telas, com a campanha “VW 70 Anos”.

No Festival do Clube, realizado no último fim de semana no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Burger King foi eleito Anunciante do Ano.

O evento também divulgou os novos integrantes do Hall da Fama do Clube de Criação, destacando Rose Ferraz, Paulinho de Almeida (in memoriam) e Kélio Rodrigues.

Com ferramentas de inteligência artificial, a Almap criou um filme promovendo um dueto entre a cantora Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, falecida em janeiro de 1982.

Elas cantam em dueto “Como nossos pais”, de Belchior, canção que ficou conhecida na interpretação de Elis, na década de 1970.

Dirigido por Dulcidio Caldeira, o filme, produzido pela Boiler Filmes, mostra Maria Rita ao volante do modelo ID.Buzz, versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, Elis dirige a Kombi clássica. O case foi construído com o slogan “Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração”.

O prêmio de Anunciante do Ano considera a empresa que mais se destacou ao construir uma comunicação criativa, consistente e efetiva, ao longo do ano. O vencedor é quem foi mais premiado no ano.

Rose Ferraz, Paulo de Almeida (in memoriam) e Kélio Rodrigues são os homenageados deste ano pelo Clube de Criação, passando a fazer parte do Hall da Fama do 49º Anuário.

Rose atuou por mais de quatro décadas como redatora e diretora de criação, em agências como W/GGK, Fischer, Justus, Young & Rubicam, DPZ, S&A, Standard Ogilvy, Colucci, Publicis, Z+ e P.A. Publicidade, agência do Grupo Pão de Açúcar.

Ao longo da carreira, escreveu conceitos como “Pode aplaudir que a orquestra é sua, slogan criado por Rose em 2002 para Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) ou o icônico “O primeiro Valisère a gente nunca esquece”, criado em 1987 juntamente com Washington Olivetto e Camila Franco.

Rose acumulou em mais de 40 anos Leões em Cannes, prêmios Profissionais do Ano e Estrela de Ouro no Anuário do Clube de Criação. Atualmente, ela atua como terapeuta social.

Falecido em abril de 2022, aos 77 anos, Paulinho de Almeida, que foi diretor de arte por formação, começou na publicidade no início dos anos 1960. Em 1965, chegou à McCann-Erickson. Em poucos anos, tornou-se diretor de criação e depois vice-presidente da área.

Também atuou na Salles, Carillo, Pastore RSCG e Fischer, Justus, tendo participado do lançamento da campanha “Brahma Nº 1”.

Entre suas criações também estão trabalhos para a marca de refrigerante Sukita, que entraram para a cultura popular com o personagem que ficou conhecido como o “Tio da Sukita”. Lançada em 1999, a comunicação apresentava a assinatura “Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa”.

Kélio Rodrigues trabalhou em agências como DPZ, W/Brasil (atual WMcCann) e J.Walter Thompson (atual VML), nos mercados brasileiro, europeu e norte-americano, ao longo de três décadas de carreira.

Teve trabalhos premiados e publicados em diversas revistas e Anuários do trade publicitário na Europa, Estados Unidos e Japão.

No final da década de 1980, estudou Design Industrial no Pratt Institute, em Nova York. Desde o final da década de 1990, Rodrigues se dedica à pintura, às artes plásticas e a projetos de design gráfico.