FIAP 2024
O MARKETING PARA IMIGRANTES BRASILEIROS NOS ESTADOS UNIDOS
Publicado emOs desafios do Marketing direcionado à crescente comunidade brasileira nos Estados Unidos foi o tema de Webinar do FIAP realizado pela PRODU, PRODU, fornecedora líder de conteúdo para a indústria de entretenimento, publicidade e tecnologia de países de língua espanhola.
O objetivo é continuar debatendo os resultados da 54ª edição do Festival Ibero Americano de Criatividade, que premiou os melhores trabalhos de comunicação, publicidade e Marketing da região. O FIAP realizará entrega de troféus no próximo dia 6 de novembro, durante a Advertising Week LatAm, no Museo Papalote del Niño, na cidade do México.
Na nova edição do Webinar do FIAP e PRODU, participaram os executivos brasileiros Kaio Phillipe, Chief Business & Marketing Officer da Inter&Co, e Marcel Campos, Diretor de Campanhas de Marketing Integradas da ONEPLUS North America, moderada por Mara Fernández, Chief Transformation Officer em PRODU e General Manager em FIAP.
A Inter&Co, companhia controladora do Grupo Inter, disponibiliza um Super App nas Américas, oferecendo serviços bancários e marketplace que reúne os melhores varejistas do Brasil e dos Estados Unidos.
OnePlus é uma fabricante chinesa de smartphones com sede em Shenzhen, que atua em 34 países e sua sede norte-americana é em Nova York. A empresa ainda não foi lançada no Brasil.
A primeira questão do tema foi sobre como se conectar de maneira efetiva com esses segmentos de população sem cair em estereótipos.
A conversa girou em torno da importância da comunidade brasileira nos Estados Unidos.
Marcel Campos destacou que, embora seja enorme a quantidade de brasileiros que vivem na naquele país, o governo não os reconhece como latinos devido, entre outras coisas, a que seu idioma oficial não é espanhol.
Isso influencia a integração desta comunidade no mercado latino. Pesquisas também indicam que embora o número de migrantes brasileiros esteja aumentando, observa-se um retorno crescente no país de origem.
Kaio Phillipe falou sobre os riscos de cair em estereótipos ao projetar campanhas.
“É comum incluir mariachis para o México ou usar cores chamativas para a Colômbia, mas a realidade é mais complexa, pois muitas famílias hispanas ou brasileiras se comportam como estadounidenses”, explicou.
Marcel acrescentou que a chave de uma estratégia não está focada apenas em um público específico, mas sim no objetivo comunicacional. Por exemplo, menciona como o Marketing do Dia de Ação de Graças também se conecta aos latinos, mesmo que a festividade não faça parte de suas culturas de origem.
Na discussão sobre a geração Y e a geração Z, Phillipe refletiu sobre como essas gerações, muitas vezes subestimadas, estão assumindo papéis de liderança.
“Os millennials demonstraram sua capacidade de enfrentar grandes desafios, e a Geração Z, com sua visão global e habilidades digitais, será fundamental para o futuro do mercado laboral”, disse.
“Este webinar ofereceu uma visão profunda sobre como as estratégias de Marketing devem ser adaptadas ao contexto multicultural dos Estados Unidos, destacando a importância de abordagens que refletem a diversidade e a complexidade do público latino”, conclui Mara Fernandez.