Memória

A PARCERIA MAIS PREMIADA DA PROPAGANDA BRASILEIRA

Publicado em
Andres e Washington

Foram 51 anos de amizade e uma parceria que resultou em muitos dos trabalhos mais reconhecidos e premiados da publicidade brasileira.

O diretor de cinema Andres Bukowinski, polonês que aterrissou em Buenos Aires durante a II Guerra Mundial e em seguida escolheu o Brasil para realizar seus filmes através da sua Aba Filmes, foi o maior parceiro profissional de Washington Olivetto.

Dos mais de 3 mil comerciais que dirigiu, 500 deles na Argentina, 1.100 dos 2.500 filmes brasileiros tiveram a assinatura criativa de Olivetto.

Juntos conquistaram 14 Leões no festival de Cannes, quase metade dos ganhos por Bukowinski, que tem ainda outros 11 troféus do evento, seis por comerciais realizados no mercado argentino.

O número de prêmios ganhos pela dupla, porém, é incalculável em festivais nacionais e outros internacionais.

Somente para Bombril, com o garoto-propaganda Carlinhos Moreno, Andres e Washington filmaram 400 vezes, levando a campanha a ser incluída no Guiness Book e ter comerciais como “Pense em Mim”, “Chê Guevara” e Monica Lewinsky até hoje reverenciados como obras-primas da propaganda.

O filme “Hitler” que produziram, foi eleito um dos 40 melhores do mundo publicitário do século XX.

Atualmente Andres também é consul honorário da Polônia em São Paulo, promovendo eventos em que reúne além de convidados, representantes da colônia do seu país, a maior delas de Curitiba.

Triste como todo o mercado do país que perdeu o maior criativo brasileiro, responsável por introduzir a publicidade brasileira no mapa mundial, Andres Bukowinsky porém agradece a duradoura parceria profissional e pessoal.

“Que sorte foi conhecê-lo e ser seu amigo”, afirma.