Inovação
CONTINENTAL RECRIA JÚLIO VERNE PARA PNEU DURÁVEL
Publicado emUma ação diferenciada da Continental Pneus divulga o seu modelo UltraContact, produto de ultra durabilidade, com a mais avançada tecnologia alemã e o único a oferecer 80 mil km de garantia.
Para isso, em parceria com a agência D’OM Soluções Improváveis, a empresa idealizou livro “A volta ao mundo em 80.000 km”, como uma sequência da famosa obra de Júlio Verne.
A ideia é reproduzir o enredo de um dos maiores clássicos da literatura mundial se ela acontecesse em 2024, diante de uma nova realidade, mas com todos os elementos de aventura, drama, linguagem e características que fizeram do original “A Volta ao Mundo em 80 dias ” um sucesso absoluto.
O trabalho mescla o estilo único de Júlio Verne, a criatividade humana e as possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial.
O livro de Verne foi lançado em 1873. Para chegar no novo argumento, o livro original e outros textos do autor francês foram utilizados para treinar o ChatGPT com seu estilo e linguagem.
Na sequência, prompts pensados cuidadosamente por um time de especialistas ajudaram a escrever capítulo por capítulo com base em um novo cenário, idealizado para ter início no Brasil e seguir uma narrativa inspirada na original, mas com elementos adaptados aos tempos atuais.
Por exemplo, foram inseridos personagens atuais, como Phileas Fogg V, tataraneto do protagonista do livro de Verne, incentivado por uma aposta para realizar uma viagem audaciosa ao redor do planeta, mostrando que é possível percorrer 80 mil quilômetros de carro sem trocar os pneus.
Durante a aventura, Fogg V vai ganhando companheiros como o ajudante uruguaio Lionel Palacios e a bióloga equatoriana Valentina Aguilar.
O percurso fictício começa em São Paulo e passa por uma série de paisagens e pontos turísticos, como o Maracanã, no Rio de Janeiro, a Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador; os Lençóis Maranhenses e Foz do Iguaçú, no território nacional.
Seguem ainda por longos quilômetros e diversos continentes, cruzando destinos como Argentina, Equador, Colômbia e Panamá, na América Latina, México e Estados Unidos, na América do Norte, Portugal, Espanha, Alemanha e Rússia, na Europa, Marrocos e Egito, na África e Arábia Saudita, Dubai e Índia, na Ásia.
“O trajeto é real. Quem quiser seguir a mesma viagem de carro por estradas asfaltadas, consegue. Nós usamos a web e google maps para fazer cada trecho, cada uma das centenas de cidades e localidade”, explica Mário D’Andrea, sócio fundador e CEO da D’OM.
“O livro conta uma história inédita, mas que traz como base toda a essência de um dos maiores clássicos de Júlio Verne. Tudo foi pensado e executado para que os fãs de literatura tivessem a sensação de realmente estar lendo uma obra recém-lançada do autor, mas num cenário atual, com novos personagens e as adequações necessárias para garantir um enredo interessante e muito bem amarrado”, diz Leandro Ramiro, Head de Marketing América do Sul da Continental Pneus, responsável pela realização e lançamento do projeto.
“Encontramos nesse clássico centenário, lançado apenas dois anos após o nascimento da Continental, em 1871, uma narrativa inspiradora para ser repensada dentro do contexto atual e que traz de forma natural uma conexão muito forte com o que queremos contar sobre nosso lançamento”, completa Rodrigo Bonilha, vice-presidente da Continental Pneus para a América do Sul.
No livro original, Phileas Fogg, um gentleman britânico meticuloso, aposta sua fortuna afirmando ser possível dar a volta ao mundo em apenas 80 dias, embarcando então em uma jornada épica. Já “A volta ao mundo em 80.000 km” apresenta Phileas Fogg V, tataraneto do protagonista de Verne, desafiado a realizar uma viagem audaciosa ao redor do planeta, mostrando que é possível percorrer 80 mil quilômetros de carro sem trocar os pneus.
Todas as imagens foram feitas por talentos humanos, assinadas por designers e diretores de arte da D’OM, agência responsável pela criação e realização do projeto para Continental, e que contou ainda com colaboração da Ariadna, operação do Equador responsável pelo atendimento à Continental na América Latina.
“Essa obra só foi possível pela união ideal entre a criatividade humana e a capacidade incrível que a Inteligência Artificial nos oferece de potencializar aquilo que pensamos”, afirma Filipe Cuvero, sócio-fundador e líder criativo da D’OM.
Lançado na última terça-feira (29) na celebração do Dia Nacional do Livro, “A volta ao mundo em 80.000 km” terá edição especial física limitada e sem venda direta, sendo distribuída para críticos literários, influenciadores, parceiros da marca e instituições selecionadas.
Os fãs de literatura, porém, também poderão concorrer a volumes impressos por meio de uma ação especial que será realizada nas redes sociais da Continental Pneus.
E para tornar a obra acessível a todos, ela estará disponível para download, de forma gratuita, em um hotsite no portal da Continental. O projeto também será transformado em audiobook, acessível inclusive por meio de assistentes de voz, como a Alexa.