Campanhas

NOVO CITROËN BASALT ENCANTA MONSTRO E ROBÔ

Publicado em

Versátil e robusto, o SUV Basalt, da Citroën, ganha campanha de comunicação criada pela BETC Havas para mostrar que impressiona até grandes especialistas em carro.

O filme “Monstro vs Robô” retrata uma batalha entre os personagens nas ruas de uma cidade, como em cenas clássicas de filmes de ação.

A expectativa muda totalmente de lado quando o monstro pega o veículo e fica tão admirado que, em vez de jogá-lo, começa a conversar sobre ele com o robô. A briga então vira quase um bate-papo entre amigos tentando entender algo tão inusitado.

“O insight dessa campanha nasce justamente do que o produto traz de novo, ou seja, a originalidade do Novo Citroën Basalt, um Coupê com o espaço de um SUV. A ideia de fazer um monstro e um robô gigantes interromperem sua batalha para admirar o carro surgiu como uma forma divertida e inesperada de destacar essa combinação”, explica Alexandre “Xã” Vilela, VP de Criação da BETC Havas.

Além de cenas reais de performance capturadas nas ruas, a campanha contou com inovação e tecnologia e parte das filmagens aconteceu em estúdio.

Usando a mesma técnica utilizada em séries como “The Mandalorian”, os atores atuaram contra uma parede de LEDs, onde os fundos e cenários são renderizados em tempo real usando o Unreal Engine.

Os personagens robô e monstro foram produzidos em 3D com a técnica de captura de movimento, em que um ator é registrado por câmeras infravermelhas que transferem seus movimentos em tempo real para a animação.

As expressões faciais foram captadas da mesma maneira e transformadas em vetores de movimento para imagens tridimensionais. Uma técnica similar à que usam em produções cinematográficas de filmes como Avengers, Planeta dos Macacos e Senhor dos Anéis, para dar vida aos personagens feitos em computação gráfica.

“Da ideia à produção foi um processo complexo, mas muito recompensador. O primeiro desafio foi encontrar uma história que explicasse o produto, capturasse a atenção do público e passasse por todas as etapas de aprovação. O segundo foi produzir, em tempo recorde, um filme com tanta pós-produção. Um projeto que passou por aprovação global e que vai ser exportado para a América Latina”, completa Marcelo Ribeiro,diretor de Criação da agência.

Criação de Guilherme Markert, Cadu Bussad, André Yank, Gabriel Carcavalli e Maria Clara Cardão, com direção criativa de Marcelo Ribeiro, direção executiva de Alexandre “Xã” Vilela e Sophie Schönburg e direção geral de Erh Ray.

Produção da Zohar, com direção de TOMAT, fotografia de Fernando Young Brasileiro e produção executiva ded Fernanda Rossi e Nivio Alves de Souza. Som da Satélite Áudio, com produção de Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Aloizio Lows e direção musical de Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi.

Aprovação de Frederico Battaglia, Ana Brant e Livia Lira.