Prêmios
PRÊMIO JORNALISTAS NEGROS CELEBRA A DIVERSIDADE
Publicado emCom o objetivo de ressaltar a diversidade na Comunicação, a segunda edição do prêmio “Os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira” elegeu Aline Midlej, âncora do Jornal das Dez, da GloboNews, como A +Admirada Jornalista do Ano.
A iniciativa é do portal Jornalistas&Cia, 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede Jornalistas Pretos, que indicou também o Top 10 e os 50 +Admirados Jornalistas Negros e Negros da imprensa brasileira.
O evento de premiação aconteceu no último dia 11 deste mês no instituto Itaú Cultural, em São Paulo.
Natural de São Luís, Maranhão, Aline é uma típica representante da diversidade brasileira, filha de pai baiano descendente de libaneses e mãe pernambucana de família de portugueses.
Com carreira destacada por reportagens, venceu o prestigiado prêmio “Vladimir Herzog”, em 2007, com uma série sobre mulheres que transformam a vida de outras mulheres e o Prêmio Esso, em 2010, com uma matéria sobre o trabalho de médicos que realizavam cirurgias em áreas remotas da Amazônia.
“Me sinto honrada de estar entre colegas que admiro tanto, que são referência, faróis para mim, no sentido de como enxergam a notícia, como enxergam o outro, como enxergam o comprometimento ético da nossa profissão”, disse Aline.
“Me sinto fortalecida com essa premiação, que é como um abraço, aquele abraço que a gente precisa todos os dias para seguirmos adiante. Tem dias que precisamos de um abraço ainda mais apertado, então esse abraço que recebo hoje, com essa premiação, esse reconhecimento, de ser a jornalista negra +Admirada do País, é grande um abraço, é uma sensação que vou levar pra todos os dias adiante, pois é algo que vai me ajudar muito a seguir, com a certeza de que nosso trabalho faz a diferença”, completou.
Aline se formou em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo em São Bernardo do Campo. Trabalhou na Record TV como pauteira, produtora de séries especiais e repórter.
Em 2010, passou a integrar a equipe de repórteres da Rede Bandeirantes. Foi âncora do programa Café com Jornal e repórter do Jornal da Band.
Contratada pela GloboNews, para a edição das 10 da manhã, Aline passou a apresentar o Jornal das Dez no lugar de Heraldo Pereira em 2021, quando também assumiu o posto de apresentadora eventual do Jornal Nacional, sendo uma das substitutas de Renata Vasconcellos.
Os jornalistas que completam o Top 10 da edição 2024 do prêmio são Roberta Garcia, do Instituto Conhecimento Liberta – ICL, Basília Rodrigues, da CNN Brasil, Matheus Meirelles (GloboNews), Adriana Couto (TV Cultura/Nova Brasil FM), Jessica Moreira (TV Globo/Nós, Mulheres da Periferia), Diego Sarza (UOL), Ana Beatriz Felicio (TV Globo), Beatriz Arcoverde (EBC) e Aline Aguiar (TV Globo).