Eventos
A TECNOLOGIA CONTRA A CRISE CLIMÁTICA
Publicado emUm dos maiores eventos de inovação, tecnologia e negócios do mundo, o Web Summit Lisboa 2024, realizado na última semana, recebeu profissionais renomados em nível global.
Com mais de 71 mil participantes, o evento fomentou discussões sobre tecnologias para combater a crise climática, o futuro da inteligência artificial e novos caminhos para impulsionar a criatividade humana.
Paddy Cosgrave, fundador do evento, participou de talk show com Etosha Cave, Co-founder & Chief Science Officer da Twelve, empresa responsável pela criação de uma inovadora tecnologia que converte CO2 em combustível de aviões.
A empreendedora chamou a atenção para a importância de acelerar movimentos de transição energética em grandes setores da economia.
“A descarbonização da indústria de transportes é um movimento que precisa ser feito com urgência e velocidade”, afirmou.
Max Tegmark, presidente do Future of Life Institute, e Thomas Wolf, Co-founder & Chief Science Officer da Hugging Face, discutiram sobre os impactos sistêmicos revelados pelo novo ciclo de IA a necessidade de criar soluções de inovação a partir de novos parâmetros de segurança, ética e aplicabilidade.
A conversa entre Pharrell Williams e Frank Cooper, CMO da Visa, girou sobre as intersecções que vêm se abrindo entre movimentos culturais e oportunidades de negócios.
“O objetivo principal das pessoas não deveria ser ganhar mais dinheiro, mas passar o máximo de tempo possível fazendo o que amam. Quando você tem uma paixão por alguma coisa, isso cria uma lente especial para a sua criatividade”, afirmou Pharrell.
Um dos pontos altos do Web Summit foi a palestra de Brad Smith, presidente da Microsoft, que comentou sobre as três Revoluções Industriais e que a quarta já se apresenta por meio da Inteligência Artificial.
Para Smith, a Inteligência Artificial será a próxima grande tecnologia de propósito geral (General Purpose Technologies). “Temos muito a aprender com as lições do passado, incluindo a revolução industrial. Porque o que você vê, por exemplo, é que onde a eletricidade chegou, a prosperidade também”, explicou.
O executivo finalizou sua participação no Web Summit Lisboa 2024 destacando a quantidade de energia que temos atingido nessa onda de IA em nível global e que o planeta já está colapsando com isso. Por tanto, é preciso entender como fazer o uso de tais inovações de forma que elas se tornem eficientes e acessíveis à todos, levando em consideração as necessidades do planeta, das comunidades e das pessoas.
*Colaborou Bruno Padredi, CEO da B2B Match.