Sem categoria

CBF HOMENAGEIA VINI JR E OS NEGROS DO FUTEBOL

Publicado em

Através de Vinícius Júnior, jogador do Real Madri, símbolo de resistência ao racismo e uma inspiração global, a Confederação Brasileira de Futebol lança a campanha “Raízes de Ouro” celebrando todos os futebolistas negros que levaram o país ao primeiro mundo do esporte.

A CBF enaltece a força e resiliência do atual atacante da seleção brasileira revelando suas origens africanas, destacando o orgulho e a história do povo afro-brasileiro, especialmente no futebol.

A ação comemora o Dia da Consciência Negra nesta quarta-feira (20) e o filme será veiculado durante o intervalo da partida entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa de 2026.

Vini Jr. carrega consigo o desejo de honrar suas raízes. No entanto, como muitos afrodescendentes, sua história ancestral foi apagada pelo racismo e pelo legado da escravidão.

Graças a um teste de DNA com a AfricanAncestry.com, pioneira em rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo, descobrimos o país e a tribo de origem de Vini Jr. Seus ancestrais vem da tribo Tikar em Camarões.

“Estamos honrados em revelar as raízes africanas de Vini Jr. e de sua família, celebrando sua tenacidade e grandeza, apesar das adversidades. Acreditamos que a reconexão de Vini com suas raízes africanas é um poderoso ato de resistência, alinhado com sua defesa da justiça social dentro e fora dos campos de futebol”, explica a doutora Gina Paige, fundadora e presidente da AfricanAncestry.com.

Como parte da campanha “Raízes de Ouro,” a CBF tem a honra de convidar a Federação de Futebol de Camarões e Vini para se juntar ao Brasil nessa celebração histórica.

Vini Jr. segue os passos de grandes ícones afro-brasileiros como Pelé, Garrincha, Didi, Barbosa e Ronaldinho Gaúcho, que, com talento e determinação, construíram a história vitoriosa da nossa seleção e inspiraram não só o povo brasileiro, mas o mundo inteiro.

A ação criada pela agência Nordx Estratégia e Criatividade, de Salvador, Bahia, começa com a revelação do país dos ancestrais de Vinícius em Salvador, antes do começo do jogo desta noite. Vini jogará com uma camisa da seleção brasileira que exibirá as bandeiras do Brasil e dos Camarões.

“Celebrar Vini Jr. é celebrar a conquista de todos os brasileiros. Ao conhecer suas origens, reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade inclusiva, reconhecendo o papel fundamental da cultura afro-brasileira em nossa identidade e no nosso sucesso no futebol mundial”, afirma o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

“Com “Raízes de Ouro,” queremos inspirar todos os brasileiros afrodescendentes a terem orgulho de seus ancestrais e dos países africanos. A CBF acredita que resgatar essa história é um ato de resistência e força para nosso povo”, completa.