Ação Social

ENDEMOL LEVA GASTRONOMIA A HELIÓPOLIS

Publicado em
Ana Carolina Porto em ação. Foto de Miguel Sampaio

Ação realizada na última semana pela Endemol Shine Brasil, divisão do grupo Banijay, promoveu inclusão gastronômica de moradores da favela Heliópolis, a maior do país em território e segunda em população.

O evento “Baniday” foi promovido em parceria com União de Núcleos, Associações e Moradores da comunidade, mostrando que o universo da gastronomia pode ser acessível para todos os públicos.

Foram realizadas três oficinas de culinária, comandadas por Ana Carolina Porto, campeã da 10ª temporada do MasterChef Brasil, com objetivo de provar que a gastronomia é uma poderosa ferramenta de transformação social.

“Acredito que a gastronomia pode transformar vidas, principalmente em comunidades como a que eu cresci. Essas ações são uma forma de mostrar que, com dedicação e oportunidade, qualquer um pode ir além. Estar de volta à periferia, agora como chef, é uma chance de retribuir e inspirar outras pessoas a acreditarem em seus sonhos e no poder que têm de mudar suas histórias”, disse Ana Carolina.

No Baniday, os participantes da UNAS tiveram a oportunidade de colocar em prática as receitas aprendidas com Ana Carol, preparando cerca de 170 refeições no restaurante local e entregando mais de 400 marmitas para delivery, com o apoio técnico e logístico de 43 voluntários da Endemol Shine Brasil.

A parceria entre a Endemol Shine Brasil e a UNAS foi estabelecida em 2023 e vem avançado em diferentes iniciativas. No ano passado, o time de VPs de criação e produção participou do Câmera e Ação Helipa, um projeto de formação de jovens para trabalhar com audiovisual. No mesmo ano, foi realizado o Baniday, que na edição anterior beneficiou crianças e idosos da comunidade.

Neste ano novas ações foram desenvolvidas, como mentorias com foco na capacitação profissional dos jovens adultos que trabalham no projeto. A ideia é criar oportunidades de longo prazo para a geração de renda e desenvolvimento pessoal.

“A nossa parceria com a UNAS é um compromisso com o futuro. Não é apenas sobre um evento, mas sobre construir uma ponte de oportunidades voltada para a troca de conhecimento e formação, o que ajuda a empoderar toda a comunidade. Acreditamos que o conhecimento é o que realmente transforma realidades”, explicou Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil.

“Foram três meses de muito trabalho, durante os quais pensamos bastante em como alinhar nossa entrega às expectativas das pessoas que atendemos diariamente. Foi assim que chegamos a duas incríveis opções de prato. Este grande evento fortaleceu nossos vínculos com os parceiros, com os trabalhadores da UNAS, com os funcionários da Endemol e, principalmente, com as pessoas de Heliópolis, afirmou Leonardo Curto, coordenador da Cozinha Escola da UNAS.