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CENP LANÇA GUIA E VISA EVOLUÇÃO DO SETOR
Publicado emApós 18 meses de debates envolvendo agências, veículos, anunciantes e elos digitais, o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário lança o “Pacto Cenp“, um guia estratégico de boas práticas destinado a promover equilíbrio, transparência e sustentabilidade na indústria publicitária.
O documento aborda questões cruciais como concorrências, transparência, sustentabilidade financeira e planos de incentivo. Mais que diretrizes, o pacto propõe um diálogo contínuo para alinhar interesses e fomentar parcerias de longo prazo, garantindo uma evolução ética e sustentável do setor.
O acordo é um convite ao diálogo contínuo entre os protagonistas do mercado frente à crescente integração entre marketing e negócios, e a pressão dos mais variados stakeholders. O foco das recomendações do Cenp é no sentido de contemplar, em primeiro lugar, a geração de valor entre as partes e não só o aspecto transacional das relações entre as diferentes frentes.
Durante o trabalho, as lideranças que compõem a entidade elegeram quatro macro temas que despontaram como pontos mais críticos para a longevidade sustentável dessa indústria: a dinâmica das Concorrências, a Transparência nos processos, a Sustentabilidade financeira entre os agentes do ecossistema e os Planos de incentivo.
Na essência, o Pacto Cenp busca estimular uma reflexão sobre o relacionamento e a contratação de serviços no ecossistema de publicidade com sugestões de boas práticas, sem qualquer cerceamento à livre iniciativa.
“Não buscamos impor regras, mas oferecer um ponto de partida para que a indústria evolua de forma sustentável e ética, respeitando as demandas de um mercado em constante transformação. É um convite a uma aliança em prol de relações mais sustentáveis, cujas premissas vão muito além das relações transacionais. Envolvem parcerias de longo prazo e objetivos comuns que fomentam esta que sempre foi uma atividade econômica criativa, sólida e próspera”, explica o presidente do Cenp, Luiz Lara.
O Pacto recomenda que como concorrências demandam processos longos e abrangentes, as agências tenham prazos suficientes para as suas entregas e de preferência, recomenda-se que não sejam realizadas nos meses próximos ao final de ano.
Também sugere que se estabeleça princípios que norteiam saudável sistemática de remuneração por propostas complexas de agências a ser definida por cada anunciante. Como ponto de referência pode-se levar em conta a hora-profissional dos envolvidos nas reuniões de briefing e apresentação durante os processos de concorrência.
Sobre storyboards e outras soluções criativas apresentadas pelas produtoras concorrentes diz que são objetos legítimos de proteção autoral e, como tal, suas utilizações devem ser devidamente autorizadas pelas produtoras.