Ação Social
TUBARÃO NÃO É CAÇÃO
Publicado emCampanha da Sea Shepherd Brasil, organização internacional de proteção à vida marinha e oceanos, criada pela VML, alerta sobre o consumo de tubarões e raias, vendidos como cação.
Além da agressão ao meio ambiente, a prática envolve riscos à saúde. A ação também inclui uma petição disponível para assinaturas.
A animação “Bye Bye Shark” mostra que tubarões e raias estão sob ameaça enquanto o comércio de sua carne não for interrompida e rotulada.
“Cação” é o nome dado à carne de tubarões e raias, incluindo espécies ameaçadas de extinção, que não podem ser comercializadas.
A iniciativa faz parte da campanha “Cação é Tubarão” da ONG, que revelou, por meio de pesquisas, que a maioria dos brasileiros desconhece que cação é, na verdade, carne de tubarão ou raia.
O Estudo da Fiocruz destacou os riscos associados ao consumo desses animais, que frequentemente apresentam níveis elevados de metais como arsênio, mercúrio, chumbo e cádmio, alguns perigosos à saúde humana em qualquer quantidade.¹
O Brasil é o maior consumidor e importador de carne de tubarão do mundo. Sua importação chega a preços acessíveis porque resultam do descarte dos corpos dos tubarões, já que suas barbatanas são destinadas ao mercado asiático.
“Buscamos, usando elementos da cultura pop, sensibilizar as pessoas sobre algo que passa despercebido para a maioria de nós: muitas vezes, achamos que cação é um peixe abundante e uma opção saudável na alimentação, quando, na verdade, podemos estar contribuindo para a extinção de espécies ameaçadas e colocando nossa saúde em risco”, comentam Gabriel
“Queremos que o maior número possível de pessoas apoie esta causa compartilhando o filme “Bye Bye Shark” nas redes sociais, assinando a petição e se engajando em ações de conscientização”, afirma Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil.
“O mascote Bye Bye Shark é um convite para que cada pessoa entenda a importância de preservar o oceano e a vida marinha, e reflita que manter hábitos com o devido conhecimento é o melhor caminho para proteger o planeta”, explica.
A campanha conta, ainda, com conteúdo digital, outdoor nas ruas, ações com influenciadores e um trabalho de advocacy para engajar a sociedade de forma ampla no encaminhamento do tema.
Criação de Renato Tagliari, Fabio Sá, Luiza Sá e Maurício Ribeiro, com direção criativa de Victor Castelo e Gabriel Carletti e direção geral de Gabriel Sotero e Roberta Harada.
Produção da Smart Diseños, com direção de Guilherme Lepca, storyboarde Drica Rose e iIlustração de Alexandre Cavalheiro, Danka Farias de Oliveira e Gabriel Eloy Bernardes dos Santos.Animação 2D de Axel Giller, Juba Silva, Lucas Timoteo e Theo Leal. Produção executiv de Francisco Sandmann Som da Vox Haus, com produçãode Jordiel Biniek e Ícaro Guedes.
Aprovação de Nathalie Gil, Carolina Castro, Giselle Reis, Angela Kuczach e Vinicius Paceka.