Entrevista

A TECNOLOGIA GARANTE UM FUTURO MELHOR

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Patricia Muratori, diretora regional Latam do YouTube, garante mais investimento na plataforma

Patricia Muratori

Desde 2019 no Youtube, inicialmente como Country Lead Brasil e atual Latam Regional Director desde novembro de 2022, Patricia Muratori Calfat integra um time de mulheres que não enxerga limites na condição profissional feminina.

Pós-graduada em Direitos Humanos pela PUC do Rio Grande do Sul, é também alumni da Harvard Business School. Chegou ao Google em 2013 como Head of Sales Telecom Industry e depois Head of Retail.

Começou na Publicidade pela DM9, em 2005, e quando chegou ao mercado das Techs não saiu mais. Ela acredita que tecnologia pode construir um futuro melhor, e não deixa de atuar em favor da diversidade, iniciativas de impacto social e sustentabilidade.

Nesta entrevista, ela fala do futuro do Youtube apontado como a grande plataforma de 2025, mas que vai continuar investindo e inovando para atender as mudanças de comportamento do consumidor.

Você concorda com a tese do professor de Marketing da Universidade de Nova York, Scott Galoway, que o YouTube será a principal plataforma de 2025?

É sempre interessante ouvir as previsões do Scott Galloway e é importante considerarmos a força do YouTube como um ecossistema completo como fonte de entretenimento, informação e aprendizado que oferece uma variedade enorme de conteúdo, que vai de vídeos curtos e longos, novelas, jogos ao vivo, podcasts, videoclipes, entre outros, tudo isso de forma gratuita. Um destino para aprender, com cursos online, tutoriais e conteúdo acadêmico. Outro ponto forte é nossa capacidade de nos adaptarmos às novas tendências de consumo de mídia, como o uso crescente de dispositivos móveis e TVs conectadas. A experiência multi telas que a plataforma oferece é um diferencial importante para manter sua relevância e continuar crescendo. Vamos continuar investindo para que o YouTube siga inovando, investindo nesse grande ecossistema e se adaptando às constantes mudanças no comportamento do consumidor.

Os "shorts" foram o principal fator para que o YouTube enfrentasse a concorrência com o Tik Tok?

O YouTube sempre busca atender às necessidades da sua audiência. Com a popularização dos vídeos curtos, percebemos a necessidade de integrar esse formato à nossa plataforma. Os Shorts foram a resposta do YouTube a essa demanda crescente, e os resultados mostram que acertamos. O crescimento expressivo, com mais de 70 bilhões de visualizações diárias, demonstra que o formato curto é relevante para nossos usuários e criadores, mas o que nos torna únicos é nossa diversidade: de formatos, de telas, de conteúdos, de comunidades…

Essas adaptações que a plataforma vem fazendo consideram a diminuição do tempo médio de visualizações de conteúdo na Internet?

O Brasil continua sendo um gigante no consumo online, e o Brasil é também um dos maiores países para o YouTube no mundo. A plataforma se destaca pela versatilidade, adaptando-se a diferentes formatos e telas.

Um estudo da Nielsen de julho de 2024 revelou que o streaming representa 41,4% da audiência da TV, com o YouTube conquistando impressionantes 10,4% – a primeira vez que uma plataforma online ultrapassa essa marca. Esse número representa um aumento em relação aos 9,9% de junho de 2024.

Em resumo, o YouTube não apenas se adapta à mudança nos hábitos de consumo, mas também lidera a evolução do cenário digital, oferecendo conteúdo diversificado e expandindo sua presença para múltiplas plataformas.

O que mais o YouTube tem a oferecer aos usuários dentro dos 47 segundos que atualmente é o tempo médio de consumo de conteúdo?

Em breve, o YouTube completará 20 anos de existência. Nesse tempo, a plataforma se tornou um verdadeiro camaleão digital, adaptando-se e evoluindo constantemente em meio à vastidão da internet. A plataforma acompanhou as mudanças tecnológicas e as novas tendências, oferecendo aos usuários uma experiência cada vez mais completa. O YouTube de hoje é sinônimo de consumo diversificado de conteúdo. Sejam vídeos curtos ou longos, transmissões ao vivo ou playlists, a plataforma se molda às preferências da audiência, proporcionando a melhor experiência possível em qualquer dispositivo, do celular à TV conectada.

O que o YouTube apresenta para o público entre 2 e 12 anos que hoje  aponta  81% de preferência pela plataforma contra 44% que ainda coloca o TikTok em primeiro lugar?

Quando falamos do público infantil, o que guia o nosso trabalho é garantir uma experiência segura e de qualidade para as crianças, oferecendo recursos para que os pais estejam inseridos e participem dessa introdução dos pequenos no mundo digital. Com o YouTube Kids, plataforma especialmente desenvolvida para crianças até 12 anos, oferecemos uma curadoria de conteúdo apropriado para diferentes idades, além de ferramentas que permitem que os pais e/ou responsáveis personalizem a experiência dos filhos, controlando o tempo de uso e bloqueando vídeos ou canais indesejados, por exemplo. Além de oferecer uma ampla variedade de vídeos populares, o YouTube Kids também destaca produções brasileiras, incluindo desenhos animados, músicas infantis e programas educativos, valorizando nossa cultura e nossa língua. A plataforma também está continuamente empenhada em criar um ambiente mais seguro, ajudando crianças e seus responsáveis a se prepararem para os desafios da era digital. Recentemente, o YouTube Kids estabeleceu uma parceria com o canal O Reino Infantil para produzir uma série de vídeos voltados para toda a família, com uma mensagem clara e divertida. Esses conteúdos têm como objetivo ensinar as crianças a explorar o mundo digital de forma segura e agradável, conscientizando-as sobre a importância de adotar hábitos digitais saudáveis desde cedo e promovendo o desenvolvimento de uma cidadania digital responsável.

O YouTube tem opções de games para esse público?

No YouTube, a comunidade de games mostra sua relevância e é uma das mais ativas, na qual as pessoas se identificam e se conectam com os seus conteúdos de interesse, criando inúmeras possibilidades na plataforma. Por ser um tema em constante evolução e cheio de novidades e lançamentos, a quantidade de conteúdos criados e da procura sobre o tema no YouTube também cresce. Em 2022, por exemplo, foram mais de 120 bilhões de horas de visualização de conteúdo relacionado a jogos globalmente na plataforma. Também em 2022, globalmente, os usuários foram responsáveis por mais de 2 trilhões de visualizações de conteúdo relacionado a jogos no YouTube. Uma opção para pais e mães de crianças que adoram games é usar a experiência supervisionada do YouTube, que oferece a pré-adolescentes uma versão da plataforma gerenciada pela família. Ao criar uma conta supervisionada, os responsáveis definem as configurações de conteúdo que limitam a exibição dos vídeos e músicas para crianças com menos de 13 anos, além de outros recursos.

Qual é o resultado do YouTube com as transmissões ao vivo que oferece, especialmente com relação ao futebol?

Enxergamos o esporte além das transmissões ao vivo, como uma plataforma para conectar marcas e torcedores de diversas modalidades e clubes. Nos últimos anos, construímos uma história de sucesso, impulsionando a visibilidade de parceiros e engajando milhões de fãs. O Paulistão, por exemplo, alcançou resultados incríveis de audiência e comercialização, com todas as cotas vendidas. A Copa do Mundo de 2022 marcou o início da CazéTV, que rapidamente se tornou referência no mercado, inspirando criadores e agregando talentos experientes da cobertura esportiva. Hoje, essa é uma das maiores verticais de conteúdo do YouTube. Durante as Olimpíadas de Paris 2024 foram mais de 43 milhões de usuários únicos que acompanharam a competição pelo YouTube, somando mais de 750 milhões de visualizações! E a partir de 2025, vamos ampliar ainda mais a nossa grade de transmissões ao vivo, com a renovação do Paulistão e com o Brasileirão, além de outros campeonatos, consolidando o YouTube como a casa do futebol durante o ano todo.

Quanto sua atuação em uma agência de propaganda influenciou o trabalho que realiza hoje no YouTube?

Minha experiência de 15 anos em agências de propaganda, trabalhando com marcas de diversos segmentos, me proporcionou uma visão holística do mercado e da comunicação, o que é extremamente valioso para o YouTube. A plataforma se sustenta em um tripé fundamental: os criadores e parceiros de conteúdo, a audiência e as marcas. É crucial que o YouTube seja o lugar onde a audiência encontre um conteúdo de qualidade e os criadores tenham as melhores ferramentas disponíveis, tanto quanto seja um ambiente seguro e que gere resultados de negócios para os anunciantes, e minha experiência contribuiu para que a plataforma seja ainda mais relevante para o mercado publicitário