Datas

GLOBO ABRE COMEMORAÇÃO DO SEU CENTENÁRIO

Publicado em
Roberto Marinho (1904-2023)

No primeiro dia de 2025, no intervalo do Jornal Nacional, a Globo exibiu o filme que inicia as comemorações do centenário do grupo.

A história dos 100 anos começou com a fundação do jornal “O Globo” por Irineu Marinho em 29 de julho de 1925. E continuou com 80 anos da Rádio Globo, 60 da TV Globo, 25 anos do Valor Econômico e da globo.com e os 10 anos do Globoplay.

A campanha chega às plataformas digitais das empresas do grupo nesta quinta-feira (2). Com o conceito “O que vem depois de 100 anos? O começo”, a comunicação segue o tom com o olhar para o futuro.

O conglomerado é um marco da relação histórica dos brasileiros com as milhares de histórias contadas todos os dias, seja nas páginas do jornal e das revistas, nas ondas de rádio, na tela da TV, do cinema, no streaming e nas plataformas digitais.

Depois de Irineu Marinho que lançou seu jornal nas bancas do Rio de Janeiro, o grupo foi conduzido por décadas por seu filho mais velho, Roberto Marinho.

“Sempre inspirado em Irineu Marinho, meu pai, Roberto Marinho, construiu o Grupo Globo através dos anos com três valores: conexão com a população brasileira e a sua cultura, atração dos melhores talentos e paixão por comunicação. Essa paixão, ao longo de décadas, tomou conta das nossas equipes. Temos muito orgulho da dedicação apaixonada de toda a empresa. Uma outra característica dele era a atitude otimista, investindo em tudo o que era novo, sempre construindo futuro”, diz João Roberto Marinho, presidente do grupo Globo.

Antes da exibição do comercal, a abertura das comemorações foi marcada por uma matéria especial no ‘Jornal Nacional de 1º de janeiro.

O filme, narrado por Pedro Bial, revisita a memória e a evolução do grupo com um acervo de imagens que ilustram desde a fundação do jornal O Globo até cenas icônicas de programas de TV e do streaming.

“A nossa evolução permanente e a nossa busca por inovação ampliam a nossa capacidade de criar e contar boas histórias para todos os brasileiros, que é a nossa vocação principal. Histórias que têm o Brasil como inspiração e como destino. E a gente quer continuar se aprimorando nesse sentido. A gente quer estar presente em todos os meios, em todas as formas de contato com o brasileiro”, afirma Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.

“A gente acredita na contribuição que podemos continuar dando ao país, de ser um espaço de encontro e de respeito. Temos marcas tão presentes na vida dos brasileiros, que caminham sintonizadas aos novos tempos e que mantêm o objetivo de tornar a vida dos brasileiros melhor. Levando cultura, diversão e educação através do nosso conteúdo”, complementa.

“A inquietação é o que nos move. A gente está comemorando os nossos 100 anos de história, pensando diariamente nos próximos 100, com muito otimismo. Há 60 anos, na inauguração da TV Globo, meu avô mencionou que uma empresa nunca está pronta. Nunca estamos satisfeitos”, explica Roberto Marinho Neto, atualmente líder da Globo Ventures.

“A gente olha para fora do nosso ecossistema de mídia, apostando em talentos e empreendedores brasileiros que possam fortalecer o Grupo Globo e trazer inovações para o nosso mercado. Investimos muito no país, e a Globo, uma empresa brasileira, feita por brasileiros para brasileiros só tem sucesso com o sucesso do nosso Brasil”, completa.

“Ao completar 100 anos, o Grupo Globo continua o mesmo, conectado aos brasileiros, investindo nos melhores talentos, inovando, para contar as melhores histórias, através dos nossos produtos editoriais e dos conteúdos da dramaturgia e do esporte, em todas as plataformas que a tecnologia permite”, conclui João Roberto Marinho.