Entrevista
REDATOR PREMIADO E PRODUTOR EXECUTIVO
Publicado emPublicitário, redator e roteirista de humor, José Luiz Martins iniciou sua carreira como estagiário na Young & Rubicam em 1997. Em 2012, então diretor de Criação da Africa, trocou o mundo das agências de propaganda pelo universo do conteúdo, abrindo a Pé da Letra.
Especializada em entretenimento, produziu programas de TV e projetos de comunicação para marcas como Itaú, Santander, Heineken, Mastercard, Ambev, Grupo Boticário, Kia Motors, Wella e Universidade São Judas.
Desde 2017 como produtora audiovisual, a Pé da Letra participa de cada projeto desde o roteiro até sua finalização.
Nesta entrevista, Zé Luiz Martins, um dos mais talentosos roteiristas de humor, acumulou uma carreira na publicidade recheada de cases de sucesso e prêmios, para campanhas como dos Limõezinhos da Pepsi Twist, Vacas da Toddy e Zé e Betão de Ruffles.
Quando e por que você decidiu mudar o rumo e fazer da Pé da Letra uma produtora audiovisual?
O Pé da Letra nasceu em 2014 como um Hub, que conectava roteiristas de diversos estilos a jobs de conteúdo e publicidade. Era um modelo de trabalho muito interessante, mas percebi que, como negócio, poderia escalar e ir mais longe, concentrando também a produção.
Minha sócia é produtora executiva e eu, além de agências, já tinha trabalhado em produtoras. Então, foi muito natural absorvermos a atividade de produção na casa, a partir de 2017. Desde então, temos um controle maior de cada trabalho e, como planejado, aumentamos o poder de escala.
Você também cria os projetos além de produzir?
Minha formação é de redator e roteirista. Então, quando há demanda para, além de produzirmos, criarmos também os roteiros, e obviamente que isso se torna um diferencial. Além de mim, a cada trabalho, posso trazer roteiristas de diversos perfis, de humor, infantil ou documentário. Mas nosso core é produção. Eu mesmo, depois desses anos todos, me tornei um produtor executivo também. Então, se o contratante traz os roteiros criados e desenvolvidos, nós o produzimos fielmente. De qualquer forma, o olhar criativo dentro da produção sempre vai estar lá para preservar a qualidade da ideia, seja como roteirista, seja como produtor.
Com quais tipos de profissionais você conta para realizar essas produções?
Contamos com um pool de 3 diretores, 4 produtores executivos, cerca de 10 roteiristas e diversos editores. Trabalhamos com um modelo que chamamos de Smart Content, em que usamos os recursos de forma estratégica e eficiente, selecionando excelentes profissionais, otimizando processos e potencializando resultados. Isso nos permite entregar o máximo de valor e excelência, para verbas de todos os tamanhos.
Esse trabalho inclui publicidade de marcas também?
Sim, publicidade e conteúdo para marcas são responsáveis por 80% de nosso volume de trabalho. Nesses últimos anos, desenvolvemos comerciais para TV, vídeos para redes sociais, web séries, tour interativo 360, vídeos institucionais, vídeo cases e vídeos para comunicação interna. Além da comunicação de marcas, também temos em nosso repertório programas de TV, podcasts e curtas-metragens.
Que trabalhos mais recentes pode destacar no portfólio do Pé da Letra?
Destaco uma campanha que desenvolvemos em parceria com a agência Think 4 para a Qualidoc, farmácia online, que contava com 1 filme para TV e mais 5 filmes para web. Ainda com a Think 4, fizemos a campanha de lançamento e sustentação para a BASH Beauty, marca de cosméticos, com dezenas de filmes para web.
Em parceria com a agência Aspix, produzimos o vídeo institucional da incorporadora Cube, além de 20 vídeos para redes sociais. E com a agência Todos, produzimos uma campanha de 4 filmes de Dia das Crianças para Itaú Personnalité.