Patrocínio
IBOPE REPUCOM MAPEIA MARCAS NO FUTEBOL
Publicado emEstudo do IBOPE Repucom referente a patrocínio de uniforme dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro em 2024 tem o setor financeiro na liderança pela segunda vez consecutiva.
No ano passado, 132 marcas foram expostas, num volume 13% maior que 2023. O setor de Apostas cresceu 25%, presente em 18 clubes com 15 marcas diferentes.
Marcas desse setor dominan os patrocínios master, propriedade mais valiosa dos uniformes.
O estudo tem o objetivo de mapear os patrocinadores de uniforme dos clubes da Série A, organizando-os por local de aplicação das marcas e respectivo setor de mercado.
Desde o início da temporada até o término do Campeonato Brasileiro de 2024, os 20 clubes da Série A estamparam 132 patrocinadores diferentes em seus uniformes, um aumento de 13% em relação a 2023, quando havia 117 marcas.
A taxa de permanência das marcas patrocinadoras na Série A foi de 52%. Ou seja, cinco em cada 10 marcas que patrocinaram em 2023 permaneceram como patrocinadoras em 2024, seja em acordos regulares, pontuais ou como fornecedores de material esportivo.
“O mercado de patrocínio é altamente dinâmico, com cerca de 50% das marcas mantendo-se como patrocinadoras por mais de um ano. Essa rotatividade de novos entrantes é geralmente impulsionada por setores aquecidos ou categorias em expansão”, dise Danilo Amâncio, coordenador de Marketing do IBOPE Repucom.
Os setores mais presentes nos uniformes dos clubes da Série A em 2024 foram o Financeiro, líder pelo segundo ano consecutivo, com 20 marcas, Casas de Apostas, com 15 marcas, Serviços de Saúde, com 13 marcas, Alimentação, com 11 marcas e “Imobiliário, construção e acabamento” com 7 marcas. Juntos, esses setores representam 55% de todas as marcas patrocinadoras de 2024.
As categorias que formam o Setor Financeiro, incluindo bancos, financeiras, corretoras, consórcios, seguradoras, cartões e métodos de pagamentos, registraram um aumento de 25% no volume de marcas em relação a 2023 passando de 16 para 20 marcas.
A categoria de Consórcios foi responsável pelo maior crescimento das marcas do setor, enquanto a categoria de Corretoras de Criptomoedas obteve a maior queda no volume de contratos.
O setor de Apostas se destacou, mantendo presença em 18 clubes com 15 marcas diferentes, uma evolução de 25% em relação a 2023, quando havia 12 marcas. Este setor dominou pelo terceiro ano consecutivo a presença no patrocínio máster, o espaço mais nobre do uniforme, encerrando a temporada com 14 patrocínios de 11 marcas diferentes nessa propriedade.
“Sob a perspectiva dos fãs e consumidores, o momento para as marcas patrocinadoras é de alta favorabilidade, com alto reconhecimento e intenção de compra de marcas patrocinadoras. Segundo dados da pesquisa Sponsorlink do IBOPE Repucom, 76% dos brasileiros conectados concordam que os patrocínios são essenciais para o sucesso do esporte profissional, e 63% afirmam que comprariam produtos de marcas que patrocinam seus atletas ou times preferidos”, afirma Gabriella Giamundo, gerente de Desenvolvimento de Negócios do IBOPE Repucom.