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INTERNET SUPERA TV EM INVESTIMENTO DE MÍDIA

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Pela primeira vez o meio Internet supera a TV aberta e assume a liderança em investimento publicitário conforme relatório do Cenp referente a janeiro a setembro de 2024.

O meio Internet registrou um total de R$ 7,045 bilhões em compra de mídia no período, com um share de 39,5%. A TV aberta em segundo lugar tem um share de 37,72%.

A projeção de investimentos aponta que, nos nove primeiros meses do ano passado, as agências de publicidade que compõem o painel movimentaram a quantia de R$ 17,8 bilhões em compra de mídia.

O valor é 18,93% superior ao montante apontado pelo Cenp-Meios no painel de janeiro a setembro de 2023. Na época, o valor reportado pelas agências foi de R$ 14,9 bilhões.

O terceiro lugar entre os meios ficou para a mídia out-of-home (OOH), com investimentos de R$ 2,068 bilhões e share de 11,6%.

Rádio aparece com 4%, enquanto Jornal aparece com participação de 1,3%. Revistas tiveram share de 0,4% no período, e o meio Cinema aparece com participação de 0,3%.

O painel dos investimentos publicitários do Cenp-Meios é elaborado com base em informações em dados fornecidos por agências de publicidade do Brasil.

Desta vez, o painel de janeiro a setembro de 2024 contou com a participação de 336 agências de publicidade. No mesmo período do ano anterior (2023), participaram 325 agências.

Os resultados do Cenp-Meios indicam que 2024 foi um período de expansão para os negócios do mercado publicitário.

No relatório anterior, que abrangia o período de janeiro a junho, o Cenp-Meios já indicava um crescimento de 16% em comparação com o primeiro semestre de 2023.

Nos primeiros seis meses de 2024, as agências que faziam parte do Cenp-Meios haviam reportado investimento em mídia de R$ 10,6 bilhões.

A expectativa é de que os dados consolidados de todo o ano de 2024, que o Cenp-Meios geralmente costuma divulgar em março, indiquem que o ano passado foi um período de expressivo crescimento para a publicidade brasileira, uma vez que boa parte dos investimentos em mídia, segundo o Cenp, costumam se concentrar no último trimestre do ano, por conta das ações de Natal e Black Friday.

“Mesmo diante de um ambiente de negócios desafiador, que comemora o crescimento do PIB e queda no desemprego, mas se preocupa com a alta do dólar e juros instáveis, a indústria de comunicação se mostrou ao longo de 2024 pujante porque é um ativo estratégico no desenvolvimento da cadeia composta por anunciantes, agências, veículos e elos digitais”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.

Esse novo relatório do Cenp-Meios apresenta uma mudança na mensuração da participação da TV aberta e TV paga no bolo publicitário. Agora, o relatório passa a classificar ambas na categoria Televisão, com as subdivisões TV Aberta e TV Paga.