Campanhas
VANISH DEBATE MANCHAS DO BULLYNG
Publicado emEstreia nesta quinta-feira nos cinemas, durante apresentação de trailers, o curta-metragem “Mancha Teimosa” em animação, criado pela BETC Havas para Vanish com produção da Vetor Zero.
O filme integra a campanha #VanishSalvaSeuUniforme, que, há três anos no período de volta às aulas, se comunica com pais e mães ao se posicionar como uma marca parceira na conservação dos uniformes escolares.
Neste ano, a marca de tira manchas da Reckitt Benckiser decidiu ampliar a conversa, trazendo o bullying para o debate como a verdadeira mancha que pode impactar a vida de uma criança.
O curta-metragem emocionante explora as profundas consequências do bullying e destaca a importância de conversas sinceras entre pais e filhos.
No centro da história está uma criança que enfrenta bullying na escola, mas guarda o sofrimento em silêncio. O isolamento transforma tristeza em insegurança, criando marcas emocionais invisíveis que só crescem com a ausência de diálogo. Quando a mãe percebe manchas no uniforme do filho, essas marcas se tornam o ponto de partida para uma conversa reveladora. À medida que as palavras encontram espaço, as manchas começam a sumir.
Além do filme, disponível também no streaming e no digital, a campanha ainda contará com ações no out of home e também nas escolas, por meio da parceria com a Abrace – Programas Preventivos, organização fundadora do programa Escola Sem Bullying, que prepara instituições há 12 anos com recursos para combater a violência escolar.
A colaboração também contará com um e-book que será disponibilizado para educadores, alunos e famílias para fomentar o diálogo sobre o assunto. Além disso, serão disponibilizados livros paradidáticos, curso sobre prevenção ao bullying e planos de aula exclusivos para professores trabalharem a temática em escolas.
“Queremos unir impacto social e relevância prática em algo significativo e duradouro para o público. Vamos alertar sobre os sinais de bullying e incentivar uma postura mais atenta e aberta no diálogo com as crianças. As únicas manchas nos uniformes devem ser resultado de brincadeiras e diversão, nunca de violências e abusos que geram marcas emocionais”, diz Ana Paula Tintim, Head de Marketing de Vanish na Reckitt Hygiene Comercial.
“O bullying é um comportamento nocivo, que ocorre geralmente de forma sutil e velada. Para preveni-lo é necessário dar a devida visibilidade ao assunto, abordando o tema de maneira clara e consistente. Temos certeza de que, por meio dessa parceria tão importante com Vanish, milhares de educadores, famílias, crianças e adolescentes terão uma melhor compreensão do problema, que afeta a tantos estudantes no Brasil”, afirma Benjamim Horta, Diretor da Abrace – Programas Preventivos e Fundador do Escola Sem Bullying.
“Segundo pesquisas, manchas no uniforme podem ser um dos sinais do bullying, somadas a outros sinais, como estojos e cadernos danificados, mudança de comportamento ou queda de desempenho nas notas da criança ou adolescente. Por isso, esse alerta é extremamente importante. Mães e pais devem estar atentos e conversar”, explica Sophie Schönburg, Vice-presidente de Criação da BETC Havas.
“Criar esse curta para Vanish foi um desafio que nos emocionou profundamente. Desde o roteiro até a finalização, buscamos trazer sensibilidade e respeito ao tema do bullying, traduzindo essa realidade de forma visual e impactante durante o período de Volta às Aulas”, dizJuliano Almeida, dretor de Criação da agência.
“A animação tem um aspecto lúdico que permite expor assuntos complexos de forma leve. A técnica perfeita para contar essa história, que tem um tema relevante e denso, mas precisava ser contada de uma forma sutil’’, comenta Gabriel Nóbrega, Sócio e diretor de Cena da Vetor Zero/Lobo.
Criação de Adriana Martins, Ricardo Montes, Maria Clara Cardão, Vinícius Oliveira, Marconi Filho e Kaynã Michelin, com direção criativa de Juliano Almeida e Paula Junqueira, direção executiva de Alexandre “Xã” Vilela e Sophie Schönburg, e direção geral de Erh Ray.
Produção da Vetor Zero, com direção de Gabriel Nóbrega e Pedro Conti e Animação de Larissa Paz, Michael Maron, Camila Silva, Camila Fazolin, André Lorenzini, Chan Tong, Mendel Mendes e Fabiano Gama. Som da DaHouse Audio, com produção de Lucas Mayer e Silvinho Erné, produção.