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O BRANDING QUE VAI MUITO ALÉM DO DESIGN

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Ana Couto

Formada em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a carioca Ana Couto iniciou sua jornada empreendedora há mais de 30 anos, e tinha consigo o apoio de Giovanni Bianchi, que na época apenas engatinhava no cenário artístico e hoje é um renomado diretor de marcas internacionais de moda e astros pop como Madonna e Anitta.

Após um mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, em Nova York, em 1993, Ana assumiu o desafio pessoal de impulsionar o valor das pessoas e organizações por meio de uma visão mais ampla.

Para ela, o branding vai além do design. É um alinhamento de forças para convergir em estratégias de marca, negócio e comunicação.

Ana afirma que as marcas podem ir para o caminho de um novo capitalismo, onde não basta que o produto tenha a melhor qualidade, mas, sim, que o negócio gere impacto positivo no ecossistema.

“É mais do que surfar em modinhas. É trazer a conexão de forma intencional e autêntica. Não basta gritar, é preciso fidelizar a partir de uma proposta de valor. E o valor é regenerar, é reencantar, é ressignificar”, diz.

Entre os desafios que perduram por estes anos, mas já evoluíram em termos de concepção, e “insistência” pela própria Ana Couto, levar o branding para a pauta dos CEOs e líderes das organizações ainda é algo novo.

Em um ambiente muitas vezes dominado por executivos arraigados a modelos de comando e controle, Ana mostra como é possível tratar o branding não como “gasto de marketing”, mas como um “investimento na construção de valor”.

Case para a linha “Todo Dia” da Natura

Outro ponto crítico abordado por Ana é o modelo de comunicação brasileiro, único no mundo, que muitas vezes leva a aplicações desproporcionais de recursos financeiros.

Para a designer, a importância de investir em branding é construir uma relação consistente e autêntica com os consumidores ao longo do tempo, superando a tradicional abordagem de campanhas esporádicas e consumo de mídia inviável.

Esta geração de valor tem sido colada na mesa de executivos por meio de uma metodologia que rompe o paradigma do marketing tradicional onde as “três ondas de valor” buscam impulsionar a diferenciação de produtos e serviços, promovendo identificação com a marca e priorizando seu propósito.

Ana entende que o sucesso ou fracasso dos negócios é determinado pela reputação, pelo vínculo construído com as pessoas e pelo impacto relevante promovido. Sua visão fundamental destaca a necessidade de construir uma estratégia baseada na gestão de valor, alinhando o que a marca é, o que faz e como se comunica.

Quando completou três décadas, a agência Ana Couto anunciou um rebranding significativo, marcando uma nova era no empreendedorismo feminino.

A transição para “anacouto” não é apenas uma mudança de identidade visual. É uma declaração de evolução, representando uma abordagem mais integrada que abrange os mercados B2B e B2C de maneira multidisciplinar.

O rebranding comunica simplicidade e acessibilidade e destaca a essência humana e colaborativa da agência. A marca convida a comunidade de negócios a fazer parte de algo além do comum, celebrando a diversidade de ideias.