Cannes 2025
LION OF ST MARK VAI PARA DAVID LUBARS
Publicado emDavid Lubars, ex-diretor criativo da BBDO Worldwide, será o homenageado deste ano pelo Lions International Festival of Creativity com o Lion of St Mark.
Com uma carreira de mais de 40 anos, Lubars ganhou mais de 600 Leões e, sob sua liderança criativa, ajudou a BBDO a alcançar um sucesso sem precedentes, incluindo ser nomeada Rede do Ano no Cannes Lions, um recorde de sete vezes, levando-a a ganhar a Rede da Década em 2020.
Lubars foi a mente criativa por trás de alguns dos trabalhos mais premiados no Cannes Lions. Isso inclui o “‘You’re Not You When You’re Hungry’ para Snickers, uma campanha que foi ativada em mais de 70 países e aumentou a participação de mercado em 56 dos 58 mercados onde foi veiculada.
Desde seu lançamento no Super Bowl de 2010, a campanha conquistou 47 Leões. Outro trabalho notável, ‘HBO Voyeur’, que viu os espectadores se tornarem jogadores essenciais dentro da história, ganhou dois Grand Prix, cinco Leões de Ouro, dois de Prata e um de Bronze em um único ano.
“Ao longo de sua carreira, David tem sido uma verdadeira força para a criatividade. Nós o recebemos em nossos júris sete vezes, cinco delas como presidente, e seu trabalho inovador para a BMW serviu como um catalisador para a criação dos Titanium Lions”, diz Simon Cook, CEO do Cannes Lions.
“The Hire ganhou nosso primeiro Titanium Lion, uma obra tão icônica que faz parte da coleção permanente do MoMA em Nova York. Como líder criativo, ele moldou o cenário da indústria, e sua criatividade visionária resultou em alguns dos trabalhos mais impactantes e atraentes do mundo”, completa.
“Grandes marcas e empresas são brilhantes, de alta qualidade e cumprem suas promessas. Elas possuem um certo tipo de magia, mas nem sempre expressa. O objetivo para mim era trazer à tona essa magia, extraí-la, transformá-la em algo tangível que um cliente pudesse agarrar e correr pelo mundo. Você faz isso injetando ar criativo efervescente na cultura em vez de poluição medíocre da mídia. Você surpreende as pessoas, você as encanta; elas se apaixonam. É tão simples e tão desafiador. É o que os fantásticos clientes e parceiros de agência com quem trabalhei por 43 anos sempre buscaram. E é por isso que Cannes é Cannes”, afirmou Lubars.
DAvid Lubars começou sua carreira em 1982 como redator na Leonard Monahan Saabye antes de se mudar para Chiat\Day LA como redator da Apple. Alguns anos depois, ele voltou para a Leonard Monahan, desta vez como um parceiro para construir a Leonard Monahan Lubars, antes de passar a liderar a BBDO West como CEO e Chief Creative Officer.
Em 1998 assumiu o principal cargo criativo na Fallon em Minneapolis, onde fez alguns de seus trabalhos mais conhecidos, incluindo a BMW Films. Em 2004, David retornou à BBDO, onde permaneceu no comando por 20 anos até anunciar sua aposentadoria no ano passado.
O Cannes Lions 2025 acontece de 16 a 20 de junho, em Cannes, França.