Ação Social

LOJA DE “INCONVENIÊNCIA” DA VIBRA DENUNCIA

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Instalação conta com dados sobre esse crime contra crianças e adolescentes em embalagens redesignadas

A partir da próxima quinta-feira (20) e até domingo (23), a Vibra, maior distribuidora de combustíveis do país, lança a “Loja de Inconveniência”, instalação localizada no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista.

A ação visa surpreender os visitantes, já que em vez de produtos tradicionais, eles encontrarão um circuito imersivo com embalagens redesignadas que revelam dados oficiais sobre a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Campanha criada pela PROS mostra a loja produzida com base no alarmante dado de que apenas 8,5% dos casos de violência sexual de crianças e adolescentes são denunciados.

“O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é um compromisso inegociável da Vibra. A ação da Loja de Inconveniência reflete nosso propósito de unir forças para transformar essa realidade dolorosa e muitas vezes invisibilizada. A informação é uma ferramenta poderosa de mobilização, e estamos utilizando todos os nossos recursos para sensibilizar e engajar a sociedade na luta contra essa violência inaceitável”, diz Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes ao longo das estradas brasileiras, sendo 4.791 em postos de combustíveis.

A Vibra, por meio dos Postos Petrobras, está presente em rodovias e diferentes regiões do país, conectando milhares de pessoas todos os dias. Além disso, os postos são locais de grande circulação, o que reforça a importância de ampliar a conscientização e incentivar denúncias.

Prateleiras, gôndolas, geladeiras, mostruários e até os próprios funcionários da loja foram cuidadosamente planejados para ir além da exposição de dados alarmantes. Cada elemento foi concebido para provocar uma sensação de incômodo e traduzir, de forma visceral, o impacto devastador da violência sexual na vida de crianças e adolescentes.

Para criar essa experiência imersiva e cada detalhe que sensibiliza o público, a ação contou com a expertise de Wado Gonçalves e Diego Ognibeni, dupla especializada em space branding, que desenvolve experiências de marca ao integrar arquitetura, design e tecnologia.

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“Em ações ligadas a temas sensíveis como este, a literalidade é essencial para entregar a mensagem de forma clara para diferentes públicos. Nesse sentido, a Loja de Inconveniência é um tapa na cara, muito do bem dado, que traz luz ao tema da violência sexual contra crianças e adolescentes de uma forma bastante visual, com compreensão instantânea e convite imediato à ação, no caso, denúncias”, explica Adriano Abdalla, Chief Creative Officer da PROS.

Os visitantes seguirão um percurso construído a partir de uma narrativa com o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes até a convocação à denúncia através do Disque 100.

A “Loja da Inconveniência” alinha-se com o Movimento Violência Sexual Zero, do qual a Vibra faz parte, que mobiliza a iniciativa privada e organizações da sociedade civil, com objetivo de reforçar a necessidade de um engajamento coletivo para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes na construção de uma sociedade mais segura e justa.