Mercado

MAURÍCIO DE SOUZA DEFINE NOVA DIRETORIA EXECUTIVA

Publicado em

Com a nova marca MSP Estúdios companhia reformula comando

Fábio, Mauro, Mauricio, Marina e Marcos. Foto de Cauê Moreno 

Visando ampliar sua presença no audiovisual, streaming e licenciamento Maurício de Souza Produções Estúdios, adota nova marca pela primeira vez em mais de 60 anos e com diretoria executiva reformulada.

O reposicionamento estratégico inclui a marca MSP Estúdios, em um movimento que acompanha as transformações da indústria do entretenimento e busca garantir a expansão da empresa em diferentes plataformas de mídia.

A mudança inclui ainda uma reformulação na diretoria executiva, que passa a ser liderada por Fábio Junqueira, Marcos Saraiva, neto de Mauricio, e pelos filhos do desenhista, Marina Sousa e Mauro Sousa.

Fábio Junqueira fortaleceu a governança fiscal e comercial, ampliando parcerias e oportunidades de negócio. Marcos Saraiva liderou a expansão digital dos estúdios, impulsionando a marca nas plataformas online, e foi responsável por lançar 23 projetos audiovisuais nos últimos sete anos. Marina Sousa impulsionou a inovação criativa, conectando o universo de Mauricio de Sousa a novos públicos e formatos. E Mauro Sousa foi peça-chave na expansão do entretenimento ao vivo, comandando parques, espaços temáticos e espetáculos premiados.

Atualmente, a MSP Estúdios conta com um portfólio de mais de 400 personagens e 200 empresas licenciadas. Nos últimos anos, mais de 20 produções audiovisuais foram lançadas, incluindo conteúdo para streaming, animações e live actions. A marca conta com 29 bilhões de visualizações no YouTube, sendo reconhecida por mais de 93% da população brasileira.

Maurício de Souza nasceu em 1935 e iniciou sua carreira como ilustrador noi município paulista de Mogi das Cruzes. Aos 19 anos mudou para a capital e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou o cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, Magali e tantos outros. Em 1970, lancei a revista da Mônica, que dispensa apresentações e relato de tudo o que ela originou.

A esposa Alice Takeda e a filha Mônica Sousa, inspiadora da principal personagem do desenhista, assumem a posição no Conselho da empresa, atuando como guardiãs da história e dos valores da MSP Estúdios.

A nova marca acompanha a história da empresa, cujo centro sempre foram seus estúdios. Nascida na sala de Mauricio de Sousa em 1959, a empresa recebeu o nome de Bidulândia, em homenagem ao cãozinho Bidu, protagonista da primeira tirinha publicada por Mauricio.

Agora à sigla MSP se junta a palavra Estúdios, sintetizando o atual momento da companhia, uma das mais emblemáticas empresas da indústria nacional de mídia e entretenimento.

Em seis décadas, mais de 1 bilhão de gibis da Turma da Mônica foram vendidos. A empresa também se destaca pela produção de 1.200 páginas mensais de quadrinhos e pelo volume expressivo de revistas em quadrinhos comercializadas, incluindo 1 milhão de exemplares do Chico Bento em 2024. No audiovisual, entre 2018 e 2024, foram investidos R$ 200 milhões em projetos. A nova marca simboliza este espírito de inovação, mantendo no seu coração o legado de Mauricio de Sousa.

“Tenho plena confiança de que Fábio Junqueira, Marcos Saraiva, Marina Sousa e Mauro Sousa conduzirão a empresa com criatividade e visão estratégica. Com Mônica Sousa e Alice Takeda no conselho, garantimos que a MSP Estúdios seguirá inovando sem perder a essência e crescendo de forma sustentável”, diz Maurício.

Junto ao impacto econômico, a MSP Estúdios tem forte atuação em campanhas de interesse social, mantendo parcerias com entidades como ONU Mulheres, UNICEF e WWF-Brasil, reafirmando o compromisso com causas globais e valores fundamentais para a sociedade brasileira.