Pesquisa
INVESTIMENTO EM MÍDIA CRESCE E TV REAGE À INTERNET
Publicado emA publicidade brasileira aumentou verba de mídia e TV volta à liderança
Levantamento do Cenp-Meios realizado com 339 agências de publicidade, registra um investimento de R$ 26,3 bilhões em 2024.
E depois de perder pela primeira vez a liderança para o meio Internet, no estudo de janeiro a setembro do ano passado, a TV volta a ocupar o primeiro lugar com uma participação de 42,4%.
O meio digital ficou com 39,8% no acumulado dos 12 meses do ano passado, e a mídia exterior manteve o 3º lugar com 11,8%.
Os dados compilados pelo Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente comprados pelas 339 agências de todo o país ao longo de 2024.
Uma série de fatores contribuiu para um crescimento dos investimentos publicitários em ritmo quase quatro vezes superior ao da expansão do PIB, especialmente a chegada de novos anunciantes estrangeiros, com destaque para as montadoras de automóveis chinesas, os Jogos Olímpicos de Paris e o fato de 2024 ter sido um ano eleitoral.
As datas estratégicas do varejo como Black Friday e Natal, também colaboraram para esse resultado. No ano, as veiculações nacionais responderam por 68,2% do total investido. A região Sudeste concentrou 19,6%, seguida pelo Nordeste (4,6%), Sul (3,6%), Centro-Oeste (2,8%) e Norte (1,1%).
“O crescimento das verbas publicitárias em 2024 mostra, mais uma vez, a vitalidade da nossa indústria e o papel estratégico da publicidade como propulsora do crescimento do país. Trata-se de um setor que impulsiona uma cadeia de diversos outros segmentos, gera milhares de empregos e estimula o consumo, o que reforça a confiança das empresas em investir para se conectar com os consumidores”, diz Luiz Lara, presidente do Cenp.
“É um setor resiliente e dinâmico, que se reinventa no ritmo das mudanças do mercado e da sociedade”, completa.
Em seu oitavo ano de realização, o Cenp-Meios foi monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica – NQT, organismo estatutário especializado no setor de pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de Anunciantes, Agências, Elos Digitais e Veículos de Comunicação. O Cenp-Meios contou ainda com a aferição da KPMG, responsável pela análise de integridade e pela segurança do sistema.