Cannes 2025
BRASIL É O PRIMEIRO CREATIVE COUNTRY OF THE YEAR
Publicado emCannes Lions cria novo troféu, evento comemorativo e homenageia Washington Olivetto
O Cannes Lions International Festival of Creativity anuncia que o Brasil é o primeiro ganhador do Creative Country of the Year. O novo prêmio anual reconhece o comprometimento excepcional e duradouro de um país com a criatividade que impulsiona o progresso e o crescimento.
Como parte desse reconhecimento, o Festival de 2025 contará com mostras criativas brasileiras, eventos comemorativos, palestras dedicadas e ativações lideradas por profissionais do país, em toda a cidade de Cannes, incluindo o retorno do FilmBrazil, que sediará um networking e reunindo a comunidade nacional e global.
O Lions Creative Country of the Year será apoiado pelo Estadão, que comemora seu 150º aniversário ano e quase 25 como representantes oficiais do Cannes Lions no Brasil.
“O País Criativo do Ano homenageará as nações que demonstraram sucesso consistente no Festival. Como uma comunidade global de mais de 90 países, pretendemos reconhecer aqueles que demonstraram um compromisso contínuo com a criatividade como um impulsionador do crescimento econômico, oferecendo inspiração sem fronteiras por meio de sua liderança criativa”, diz Simon Cook, CEO do Lions.
De acordo com dados da WARC, o gasto publicitário brasileiro deve crescer 7,9%, para R$ 93 bilhões em 2025. O comprometimento do Brasil com a criatividade é demonstrado no lançamento do Brasil Criativo, um conjunto de diretrizes para a Política Nacional de Economia Criativa, a partir do qual o Ministério da Cultura do Brasil visa solidificar a economia criativa como um motor estratégico para o avanço social, econômico e cultural do país.
“A criatividade é uma força fundamental para a inovação e transformação, essencial para encontrar soluções, inspirar mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Ela decorre da nossa capacidade de pensar além dos limites e reinventar realidades. Como Washington Olivetto, uma figura proeminente na publicidade brasileira que ganhou mais de 50 Leões em sua carreira, disse uma vez que Não há criatividade sem paixão. No Brasil, essa paixão é ainda mais poderosa, refletindo nossa diversidade cultural e a maneira única como enfrentamos os desafios”, afirma Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo.
“O País Criativo do Ano homenageia o histórico excepcional do Brasil no Cannes Lions e sua capacidade de despertar inspiração que ressoa em todo o mundo. Como parte do nosso compromisso contínuo de trazer novas vozes para a conversa criativa global, os delegados brasileiros terão a oportunidade de presentear um passe de cortesia para o Festival a um colega brasileiro que nunca tenha participado do Festival antes – permitindo que novos talentos experimentem a inspiração e o impacto duradouro do Cannes Lions pela primeira vez”, explica Thea Skelton, VP de Festivais do Lions.
O Brasil ganhou seu primeiro Lions no Festival de 1971, coletando dois Leões de Bronze para Cinema e um Leão de Prata para Televisão. Em 1975, trouxe para casa seus primeiros Leões de Ouro e, em 1993, recebeu seu primeiro Grand Prix pela campanha do Guaraná Diet da DM9 para Guaraná Antarctica. Desde então, ganhou 1911 Leões, 20 dos quais foram Grand Prix.
Em 1972, um dos nomes mais importantes da publicidade brasileira, Alex Perissinoto, foi o primeiro jurado brasileiro, e Christina Carvalho Pinto, a primeira mulher a liderar uma corporação multinacional de comunicação na América Latina, o Young & Rubicam Group, também foi a primeira jurada mulher do Brasil em 1990.
Até o momento, mais de 400 brasileiros serviram em júris do Cannes Lions. O brasileiro Marcello Serpa foi o responsável por trazer para casa o primeiro Grand Prix da América Latina e foi homenageado com o prestigioso Leão de São Marcos em 2016.
Washington Olivetto, infelizmente falecido no ano passado, foi o “Padrinho da Publicidade Brasileira” e vencedor do primeiro Leão de Ouro do Brasil e mais de 50 Leões ao longo de sua carreira.
Em reconhecimento ao incrível impacto e legado de Washington Olivetto na indústria brasileira, uma homenagem especial será feita a ele durante o Festival.
“Washington Olivetto simplesmente mudou a história da publicidade no mundo”, declara José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.