FIAP 2025

LÁPIZ CREATIVO DIVULGA VENCEDORES

Publicado em

Em razão de parceria, os ganhadores vão disputar o FIAP 2025 já como finalistas

“Smart Legacy”: Grand Prix para a DDB Guatemala

Parceiro do Festival Ibero Americano de Criatividade, o prêmio Lapiz Creativo realizou sua sexta edição na última semana na Miami Ad School. Em razão da parceria, os ganhadores desse evento já concorrem como finalistas na edição 2025 do FIAP.

O júri avaliou 57 trabalhos pela sua contribuição a causas sociais e conexão com valores como inclusão, diversidade e sustentabilidade. Os jurados foram Luis Miguel Messianu, Ruth Olegnowickz, Tony Waissman, Daniel Correa, Fatima López, Oscar H. Castañeda e Silvia Parra

O Grand Prix foi para “Smart Legacy” (Legado Inteligente), campanha da agência El Taier DDB Centro, da Guatemala. A ação ganhou troféus também nas categorias Impacto Social, Inclusão e Diversidade, e Inovação e Tecnologia.

Smart Legacy é uma plataforma que reforça a representação de gênero e a importância da documentação legal para comunidades marginalizadas. Em muitos países, o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda é ilegal, negando aos casais homossexuais direitos fundamentais de herança.

O produto contribuiu para uma sociedade mais inclusiva e equitativa na Guatemala, demonstrando o potencial da tecnologia para abordar problemas do mundo real e promover mudanças sociais positivas.

O Smart Legacy é uma solução tecnológica inovadora desenvolvida pela ifthen.inc. e DDB Guatemala para salvaguardar e executar heranças na comunidade LGBTQ+, independentemente da legislação de qualquer país.

Com mais de 150 mil usuários, demonstrou uma demanda significativa por uma plataforma segura e acessível para armazenar e compartilhar documentos legais relacionados à sucessão.

“O Lápiz Creativo 2025 não é apenas um reconhecimento, é um chamado para continuar usando a criatividade como uma ferramenta de mudança. Este ano, testemunhamos ideias que brilham não apenas por sua execução, mas por seu impacto real”, disse Ronny Garcés, organizador do festival.

O prêmio também homenageou pessoas de destaque na luta contra o preconceito, como Verónica Ruiz del Vizo, Ruth Olegnowickz e Silvia Parra, líderes de iniciativas que unem criatividade e transformação social.

A categoria Jovens Criativos, com a participação de estudantes do Peru e da Venezuela, foi fundamental para atrair novos talentos e projetar a competição como um espaço de descoberta de novas vozes criativas na América Latina.

Com uma presença cada vez mais consolidada no calendário de festivais regionais, o Lápiz Creativo se projeta como uma plataforma estratégica para agências, anunciantes e talentos emergentes que buscam conectar seu trabalho com um propósito.