Polêmica
“QUE COISA FEIA, FERNANDINHO”
Publicado emMarca de vestuário masculino reproduz comercial histórico dos anos 80
A frase do título é de Ana Carmem Longobardi, criativa e uma das primeiras lideranças femininas da publicidade brasileira, ao lado de Christina Carvalho Pinto, Magy Imoberdorf, Marlene Bregman, Helga Miethke Hilda Shutzer, Clarice Herzog e Ana Lúcia Serra.
Em 20 anos na Talent de Julio Ribeiro, como VP de Criação, liderou a produção de campanhas icônicas para marcas como Brastemp, Ipiranga, Semp Toshiba e US Top, da Alpargatas, que ficou famosa pelo bordão “Bonita Camisa, Fernandinho”.
Nesta semana ela se surpreendeu com uma peça de publicidade publicada em rede social pela marca Minimal Club, de roupa masculina, lançada em 2021 em Belo Horizonte, retratando o histórico comercial “Que novidade é essa?”, de 1984, que iniciou a sequência de filmes de US Top.
Ana Carmem não entendeu como “homenagem”. Nem sabe se houve consulta pelo anunciante à holding Cia do Jeans, também mineira, atual dona da marca. A publicitária, primeira mulher presidente do Clube de Criação e jurada do Cannes Lions em 1992, atualmente se dedica ao mercado da arte.
A campanha do Fernandinho original, da Talent (veja aqui), tem a assinatura de Ana Carmen Longobardi, Ruy Lindenberg e Marco Eagin. O ator e músico argentino Dany Roland, fez o papel principal e o chefe foi interpretado pelo então dono de cantina italiana Nello Roberto de Rossi.
A marca Minimal Clube foi lançada pelos empresários José Bento Meirelles e Guilherme Puliti na capital mineira há quatro anos e imediatamente fez sucesso com suas camisetas minimalistas.
As peças básicas, sem logomarcas estampadas, atingiram 200 mil unidades em vendas em dois anos e proporcionou à empresa uma faturamento de R$ 32,5 milhões em 2023.