Tecnologia
GÊMEA DIGITAL É A VOZ DE ATRIZ DURANTE O BBB
Publicado emVitoria Strada continua interagindo com fãs no confinamento do reality
Com o objetivo de redefinir o uso da inteligência artificial, projeto de parceria entre a produtora Vetor Zero, a agência House of Rabbits! de Nova York, a empresa de mídia social Auë e a diretora de Criação Brenda Band, proporcionou à atriz Vitória Strada continuar se comunicando com o público durante seu confinamento no BBB 25.
A ação inédita em um reality show, criou a “Gêmea Digital” com ajuda da Inteligência Artificial.
Vitória, que integra o 14º Paredão da atual edição do Big Brother Brasil, continua interagindo com seus fãs, tendo oportunidade de se expressar, defender ou influenciar a opinião do público sobre o jogo.
O processo envolveu a captura de horas de áudio e vídeos da atriz, permitindo que sua equipe digital fosse treinada para replicar suas reações em uma ampla gama de situações.
O grande desafio foi garantir que a “Gêmea Digital” fosse o mais fiel possível à Vitória Real. Para isso, a equipe de criação investiu em uma abordagem técnica avançada, utilizando modelos de difusão e clonagem de voz, além de um ajuste fino dos modelos de IA.
“O objetivo não era apenas criar um clone, mas algo que realmente tivesse a essência de Vitória, que falasse e agisse como ela faria em qualquer situação”, diz Giovani Ferreira, diretor de Inovação e Tecnologia da Vetor Zero/LOBO.
Além da parte técnica, a colaboração direta com Vitória foi essencial para o sucesso do projeto. “A proximidade com a Vitória nos permitiu entender profundamente sua personalidade e nuances, o que fez toda a diferença para criar uma versão digital que fosse realmente autêntica, uma extensão da própria atriz”, explica destaca Brenda Band.
A “Gêmea Digital” comenta o jogo em tempo real, pede votos, agradece pelos votos que recebeu, fala com fãs, entrevista celebridades, cria paródias e vem conquistando o público, gerando um engajamento impressionante nas redes sociais.
“A ação não só tem dado aos fãs da Vitória mais razões para votar e torcer por ela no programa, mas também abre caminho para futuras possibilidades no uso de avatares digitais em outros contextos” afirma Daniela Vojta, sócia-fundadora da House of Rabbits!
Até a sétima semana do programa, os conteúdos nas redes sociais de Vitória acumularam mais de 744 milhões de visualizações, algumas postagens alcançando impressionantes 5 milhões de visualizações e mais de 250 mil interações com o público.
“Unir inovação e criatividade nesse projeto reforça como conteúdos digitais podem ir além e transformar a comunicação”, explicam Paola Dellazen e Eduarda Guimarães, fundadoras da Auë Agência Criativa.