Entrevista

UM CIDADÃO DO MUNDO PUBLICITÁRIO

Publicado em
Bemfica: Madri, Milão e Londres

Atualmente acompanhando filmagens da nova campanha da Zurich Seguros em Miami, o pernambucano Miguel Bemfica é um verdadeiro cidadão da propaganda mundial. Global Creative da McCann Erickson, está baseado em Londres após temporadas em Madri e Milão. Sob seu comando a agência também cria campanhas internacionais para marcas como Coca-Cola e Nespresso, da Nestlé. Bemfica começou sua carreira na Propeg de Recife após se formar em Jornalismo e escrever para a “Folha de Pernambuco” e “Veja”. Em São Paulo atuou pela Colucci, Almap BBDO, DM9 DDB onde se tornou diretor de Criação, Lola e DPZ. Também já trabalhou na JWT Delvico, na capital espanhola, antes de se transferir para a McCann. “A base de jornalista me ajuda muito na publicidade, que mudou bastante nos últimos tempos. Se antes bastava criar campanhas, agora temos que criar campanhas que virem notícia, né?”, brinca. A chegada ao mercado paulista tem muito a ver com os conselhos de dois diretores criativos com quem tinha contato como redator na Propeg: Edison Izipetto e o Pedro Pletitsch. “Eles me diziam: Você tem talento, vem pra São Paulo. Quando fui demitido em Recife peguei um Itapemirim, mil e 200 dólares do FGTS e dois dias depois estava mostrando minha pasta em São Paulo”, conta. Bemfica diz que jamais conseguirá agradecer o que aprendeu na Almap e DM9, onde trabalhou com os maiores talentos da área. “Na Almap comecei a ganhar prêmios, e na DM9 aprendi a ser diretor de criação”, relata. Enquanto estava na DPZ, montou a escola Cuca de redatores e preparou seu primeiro flight internacional. “Entrei na DPZ em fevereiro, montei a Cuca em Agosto de 2008 e antes de terminar a primeira turma fui chamado para liderar a JWT na Espanha. Foi uma experiência que mudou outra vez minha vida. Depois de 15 anos em São Paulo, viver na Europa, apesar de toda a crise econômica, tem sido uma bênção”, agradece. “Em três anos a JWT, que não aparecia em ranking, foi a segunda mais premiada do país, só perdendo para a McCann. E foi justamente essa agência o agente de mais uma transformação na vida do criativo. Como Global Creative Director da McCann para Nestlé em Milão, trabalhou em parceria com Gustavo Martinez. Hoje vivendo em Londres, a pedido da agência, viaja muito entre a capital inglesa, Milão e Suíça. Sobre a diferença entre trabalhar no Brasil e na Europa, diz que agora tem um pouco mais de tempo para pensar, embora as coisas demorem muito para sair. “Mas acabo sempre lembrando de uma frase de Thomas Mann: Se você quer que o mundo te ouça, cante para a sua aldeia”. Quanto a uma possível volta ao Brasil, ele ainda prefere esticar sua aventura européia um pouco mais. “Tenho saudade dos amigos brasileiros, do profissionalismo das agências, da minha família, de pegar onda em Camburi. Mas adoro viver na Europa, ir de bike pro trabalho, produzir com qualidade, participar de grandes projetos de verdade, esse é o  meu maior combustível”, finaliza.