Entrevista
MARCAS, MUITO ALÉM DA IMAGEM
Publicado emMarcelo Tripoli, CCO Latam da Sapient Nitro, sempre foi apaixonado por tecnologia. Expert em comunicação digital, pioneiro no Brasil e fundador da iThink, hoje é um dos principais executivos da área do grupo multinacional Publicis. Na última segunda-feira (23) lançou em São Paulo o livro “Meaningful Marketing”, onde mostra que no mundo atual, as marcas devem ir além da imagem que constroem. A comunicação eficiente depende também da conexão e do relacionamento delas com os consumidores. Confira entrevista que ele concedeu a este Blog.
Muito se fala nas mudanças exigidas pelo mundo digital. Mas a conexão das marcas com o consumidor parte de um trabalho já realizado de awareness. O que está errado tem conserto via Internet?
A proposta do livro não é falar sobre marketing digital porque eu não acredito que a execução digital bem feita a partir de uma lógica tradicional baseada apenas em alcance e frequência seja suficiente nos dias atuais. O comportamento das pessoas mudou pela adoção do digital. Somos cada vez menos tolerantes com propaganda interruptiva. A proposta do livro é levar a marca a refletir: o que é propaganda, o que é comunicação hoje e como se manter relevante.
Os executivos que estão no seu livro já utilizaram o conceito Meaningful Marketing de alguma forma. Como ele surgiu?
Sim, eu queria ilustrar a teoria que eu propus com cases brasileiros de grandes empresas para demostrar que é possível fazer diferente, independentemente do tamanho da empresa ou setor de atividade. Depois de uma grande pesquisa chegamos nos cinco anunciantes que ilustram os principais cases: CNA, Itau, Porto Seguro, Magazine Luiza e Heineken
O elefante Brandy no mundo real pode ser treinado para ficar forte, poderoso e dócil sem ser feroz e muito lento?
Sim, mudando as lentes de como vemos o que é marca é possível que o seu Brandy fique cada vez mais forte e conectado com o consumidor.
Qual é o case de cliente que você realizou mais aplicado ao tema deste livro?
Eu cito vários projetos que fiz nos 15 anos da iThink. Um deles que gosto muito é a plataforma criada para Johnson’s Baby chamada Mimo. Ela foi adotada por milhares de mães no Brasil para trocar informações e pesquisar serviços para seus bebes. Milhares de consumidores passando em média mais de 1 hora por dia em contato com a marca de forma espontânea.