Entrevista
“AGORA É MARKETING, DEPOIS BUSINESS”
Publicado emLançado em junho do ano passado, o projeto #noveleiros, plataforma de engajamento da emissora com o público, já é um dos preferidos dos telespectadores e um dos mais visitados na Loja Globo. Uma das várias iniciativas da gestão de Sergio Valente, há três anos no comando da diretoria de Comunicação do Globo, #noveleiros também tem seu objetivo comercial, mas sem pressa, diz o publicitário nesta entrevista. “Queremos fazer um resgate da memória afetiva de quem viveu nossas histórias, de forma pop, contemporânea e com personalidade própria”, diz ele. Camisetas, canecas, cadernetas e capas de chave são alguns dos produtos disponíveis para venda.
A plataforma #noveleiros visa aumentar a integração da Globo com o público das novelas. Mas e a comercialização de produtos, é importante nesse projeto?
A comercialização é muito importante, é uma via de conexão, mas não o propósito. O que consideramos mais importante neste projeto é o potencial de ampliação da nossa conversa, da conexão que estabelecemos com o público. É o resgate da memória afetiva de quem se emocionou, se envolveu, de quem teve a sua vida marcada por um ou vários desses personagens, pelos bordões que fizeram parte – e que ainda farão parte– de uma época. O que virá depois dessa reconexão, desse resgate de memória? Aí cabe a gente cuidar disso. Os noveleiros são como uma sementinha, que se a gente regar e cuidar direito, vão se mostrar uma árvore cheia de frutos.
Qual o índice de preferência dessa plataforma entre as demais que a Globo administra no seu site de relacionamento com o público?
A demanda é bem equilibrada, não há um item que se destaque acima dos outros. De forma geral, os personagens mais recentes costumam gerar mais conexão com os jovens, e imaginamos que seja pela relação afetiva, por terem feito parte da vida deles. Mas ainda estamos começando este projeto. Primeiro, precisamos relembrar o quanto as pessoas já são apaixonadas por essas personagens incríveis que são a história da Globo e que fazem parte da história das pessoas. Por enquanto, os produtos são uma ferramenta desse resgate. Mas vemos um potencial enorme para lançarmos cada vez mais produtos e até, porque não, para licenciarmos nossas personagens para produtos de outras empresas.
Os telespectadores cobram frases e cenas de outras novelas que não estão incluídas no projeto. Noveleiros é constantemente atualizado? E qual o personagem que faz mais sucesso?
Sim, e esta é a beleza do projeto! O #noveleiros é atemporal, vivo, em constante evolução. Na medida em que novos bordões e personagens vão surgindo, temos a possibilidade de enriquecer ainda mais o nosso portfólio. Não dá para dizer um, mas o conjunto. Os bordões são personagens tanto quanto os desenhos, tudo isso serve aos propósitos que criamos para os #noveleiros: resgate de memória afetiva, ferramenta de conversa e produto para ser colocado à venda. Por enquanto estamos olhando mais para o marketing. Mas logo vamos olhar para o business.